VERDADE

[ 12 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso! ” (Bertolt Brecht)

Nos dicionários (sou um viciado em folhear dicionários) Verdade é um substantivo feminino, significando o princípio certo, em conformidade com o real. Poeticamente, é o que está intimamente ligada à sinceridade, o oposto da mentira.

Filosoficamente, a verdade é motivo de discussões seculares; é tão problemática que, embora transnacional e transcultural, se apresenta com duas faces, a verdade absoluta e a verdade relativa…

Para a corrente filosófica conhecida como Relativista a verdade é relativa, ou seja, não existe uma verdade absoluta que se aplique no plano geral; por outro lado, admitindo-se a afirmação do que é correto em determinada realidade, se diz ser uma verdade absoluta.

Na ciência temos dois exemplos perfeitos na filtragem das cores de um prisma: a verdade absoluta é que a mistura azul com amarelo dá o verde; a verdade relativa é a proposição de uma mistura de outras cores que depende de comprovação.

No campo religioso, realmente não é uma coisa fácil saber onde a verdade está sem uma profunda pesquisa, pois, as mais de 40.000 religiões e seitas diferentes afirmam representá-la.

O catolicismo nos deu o exemplo da variação do conceito de verdade, tendo no passado afirmado dogmaticamente que a Terra era plana e hoje aceita que o planeta é redondo. A Terra não mudou; o que mudou foi a crença dos cardeais…

No mar revolto da política é praticamente impossível a pescaria da Verdade. Sob o império do deus Netuno o mar se abre para os monstros da mentira, as nereidas dissimuladas, os tritões carnavalescos. Vive-se o reinado liquefeito da mentira.

Assistimos nas últimas décadas uma invariável e inalterável afirmação de infidelidade aos princípios morais e éticos. Da reeleição de FHC para cá, e patinando nos governos Lula e Dilma, a mentira substituiu a verdade

Desde então assistimos a todas espécies de trapaças. O ex-deputado Pedro Correia, na sua delação premiada homologada pelo ministro Teori Zavascki, apresenta documentos que comprovam que Lula da Silva discutia pessoalmente o esquema de corrupção.

O ex-presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz, também aponta que todos os estaleiros contratados para construir navios-sonda pagavam uma propina de 0,9% do valor do contrato. E revela que “dois terços eram destinados ao Partido dos Trabalhadores, na pessoa de João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do PT), e o restante era dividido em duas partes iguais”.

Outro colaborador da Justiça, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, liga diretamente Dilma Rousseff ao esquema corrupto na Petrobras levando a ex-presidente, que sofreu impeachment, à inquirição no STF.

Além da tentativa de obstrução às investigações da Lava Jato, Dilma se envolveu na criminosa compra da Refinaria de Pasadena. De acordo com Nestor Cerveró, Dilma Rousseff tinha todas as informações sobre o negócio com a refinaria. “Dilma sabia de tudo, desde o começo”, afirmou Cerveró.

Igualmente Otávio Pessoa Cintra, que ocupou o cargo de gerente da Petrobras América, no Texas, EUA, diz que teve contato com o escândalo e garante que avisou seus superiores na ocasião. “Tomei conhecimento em 2014 que Dilma sabia de tudo”.

Vê-se dessa maneira que o envolvimento dos chefões da organização criminosa petista, Lula e Dilma, é uma realidade inflexível, que poderíamos classificar como uma “verdade absoluta”…

A roubalheira dos governos do PT, porém, ainda sofre questionamentos dos fanáticos seguidores do lulopetismo e dos mercenários. Não adianta discutir com estes infelizes; vamos fazer então como Jesus Cristo.

Lembremos: Jesus, já condenado num processo infame movido pelo Sinédrio, ficou frente a frente com Pôncio Pilatos, que lhe perguntou: “O que é a verdade? ”, Jesus permaneceu em silêncio e Pilatos se retirou da sala de audiência.

Era tão evidente a Verdade saída no olhar silencioso do Nazareno que o governador romano da Judéia não teve a coragem de olhar nos seus olhos…

12 respostas para VERDADE

  1. Adilson disse:

    Brilhante texto!
    Com sua permissão gostaria até de Plagia-lo.

  2. A maior verdade do mundo é esta: LULA se diz honesto perante um quinhão de provas contra si, mas no interior do seu consciente cauterizado por corrupções e enganos, ele sabe que sobrepujou todas as espectativas mentirosas para agradar o seu grande mestre
    Satã, que o tem engodado com algumas esperanças de sair ileso dessa mitomania.

  3. Marilene Marques disse:

    A Verdade é Jesus Cristo (João 8:32 2 36).
    Quanto a Pilatos, mesmo sabendo de tudo, como líder foi democrático. “Cristo ou Barrabás?”. Perguntou Pilatos.
    – Barrabás, gritava os judeus.

  4. Ajuricaba disse:

    Excelente, como sempre.
    O que revolta é saber que existem dezenas de motivos, mas não se enjaula o 9 dedos

  5. Neidesoaresfreitas@hotmail.com Soares de Freitas disse:

    Realmente a verdade antigamente era tão valorizada que de uns anos para cá a mentira tomou seu reinado. Mentem tanto que eles próprios acreditam que a mentira vira verdade é seus seguidores acreditam ou fingem acreditarem que não cansam de afirmar que os ditos cujos são honestos. E a mentira virada verdade para eles trazem junto o descaramento , não ficam nem com vergonha de subirem a tribuna para falarem mentiras para milhões de telespectadores . Essa palavra VERDADE é de uma grandeza que o próprio Jesus disse : EU sou o caminho, a verdade é a vida.

  6. “Para a corrente filosófica conhecida como Relativista a verdade é relativa, ou seja, não existe uma verdade absoluta que se aplique no plano geral; por outro lado, admitindo-se a afirmação do que é correto em determinada realidade, se diz ser uma verdade absoluta”.
    Estas verdades são emblematizadas na filosofia maçônica com o esquadro como a letra fria da lei… (O aspecto absoluto a lei)…. E o compasso como cada julgador pode fazer ajustar a sua aplicação de conformidade com as peculiaridades de cada processo.

  7. “Para a corrente filosófica conhecida como Relativista a verdade é relativa, ou seja, não existe uma verdade absoluta que se aplique no plano geral; por outro lado, admitindo-se a afirmação do que é correto em determinada realidade, se diz ser uma verdade absoluta”. Miranda Sa
    Estas verdades são emblematizadas na filosofia maçônica com o esquadro como a letra fria da lei… (O aspecto absoluto a lei)…. E o compasso como cada julgador pode fazer ajustar a sua aplicação de conformidade com as peculiaridades de cada processo.
    “No mar revolto da política é praticamente impossível a pescaria da Verdade. Sob o império do deus Netuno o mar se abre para os monstros da mentira, as nereidas dissimuladas, os tritões carnavalescos. Vive-se o reinado liquefeito da mentira”.
    Os estudiosos da cabala poderia esperar que A COROA… Que no plano do templo de Salomão corresponde à posição do trono de Salomão ou o trono do Venerável Mestre… Pensaria por desconhecimento do conteúdo que a figura astrológica ligada ao primeiro dos sete tronos fosse o Sol… E na verdade não tem nenhum haver com o Sol… Mas tem todo haver com os mistérios insondáveis do deus Netuno. Pegue o livro do Gênesis e faça a seguinte verificação:
    A criação da Luz está registrada no terceiro versículo… Os dois versículos anteriores tem toda a relação com a Mitologia Grega quando ela afirma que as trevas de Urano nasceram espontaneamente da Terra…. Então passaram a existir trevas sob a Terra e trevas em todo o Cosmo antes que ele tivesse a ordenação e as leis da Gravitação Universal que mantém a infinidade de astros se movimentando no espaço infinito se que eles se choquem entre si.

  8. 152352fbig disse:

    A Verdade fere a vista! Excelente artigo!

  9. Luiz Carlos Bouissou disse:

    Sim, Marilene Marques, mas ali era uma questão de justiça, não de democracia, no sentido da opinião da maioria. E questão de justiça no sentido do que diz a lei, e no caso, lei penal. O juiz deve decidir de acordo com o texto da lei, que define o que é crime, e a pena a se cumprir. E não de acordo com a opinião e a vontade da maioria. Fosse assim, injustiças seriam cometidas a todo momento, o que é também um dos objetivos da lei, ou seja, ser o mais objetiva possível, corrigir distorções como esta, e buscar a justiça. Pilatos, nesse ponto de vista, foi um covarde, e para não bater de frente com a opinião da maioria, e ficar com ela, colocou a decisão nas mãos do povo, que em sua maior parte, queria a condenação do Mestre. Isso não é justiça. Nem é ser democrático. É ser covarde, oportunista. Pilatos poderia não ser juiz nesse sentido, mas ali era o representante do Estado, e como tal, deveria buscar a justiça, e não a democracia. Tudo isto levando em consideração o estágio de desenvolvimento da ciência jurídica da época, que era pequeno, embora Roma tenha sido uma das base do Direito. E no império romano existia algum tipo de Justiça? Não, era a vontade dos poderosos que prevalecia. Então, não poderíamos esperar muito mesmo de Pilatos, não é verdade?

  10. Nos tempos atuais, a VERDADE está na última frase de quem escreveu uma história.
    Só serve para alguns e jamais para todos.

  11. Poeticamente falando, neste mundo, que acredito que ainda não é o ideal, combater o erro é como está em uma dança:
    Adiantam -se dois passos, recua – se um; avançam – se outros, retrocedem – se poucos. Todavia, nunca se pode parar de evoluir no grande salão da existência humana, até que, depois de muitas idas e vindas, se chegue finalmente, a um momento de glória.

  12. Manuela Foley disse:

    Brilhante. Como sempre!