HISTÓRIA – há 71 anos…

Comentários desativados em HISTÓRIA – há 71 anos…
Compartilhar

04/05/1937 – Adeus ao poeta da Vila

O morro está de luto. Morreu Noel Rosa, o sambista de Vila Isabel.

Para a música popular, o querido compositor representava uma personalidade e tanto. Noel de Medeiros Rosa nasceu no dia 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, em parto difícil.
Os médicos usaram o fórceps, que acabou afundando seu maxilar, causando-lhe uma paralisia parcial no lado direito do rosto. Foi responsável pela união do samba do morro com o do asfalto.

Criado em Vila Isabel, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música.
Suas composições nasceram aos pés da Baía de Guanabara.Entrou para a faculdade de medicina, mas logo abandonou o curso para ingressar na vida artística, em meio ao samba e às noitadas regadas a cerveja. Noel, sem diploma, catava ritmos nas ruas, vasculhava cadencias nos morros da cidade e com essa materia prima tecia a sua música, que constituía a delícia da cidade, o embalo da população.

Em 1929 nasceu o seu primeiro samba, Com que Roupa?, que se transformou no grande sucesso do carnaval de 1931. Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com uma sequência de canções que primam pelo humor. Noel morreu com apenas 26 anos, em conseqüência da tuberculose que o perseguia em sua vida de boemia.

Deixou mais de 100 músicas nas quais exaltava seus amores e a vadiagem, fazendo da Vila Isabel um reduto do samba. A Vila desceu para conduzir Noel para o repouso eterno. Ele foi o seu intérprete e morreu como um sambista deve morrer: cantando com o ritmo na boca, abafando o seu último suspiro.

Fonte: CPDoc/JB

Os comentários estão fechados.