FAB agora elogia trabalho dos controladores
“A versão de sabotagem por parte dos controladores fora cogitada num primeiro momento, tanto que o presidente Lula da Silva mandara, no próprio sábado, o comandante da Aeronáutica para Manaus.
Comandada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Decea, a sindicância que apura o caso levantou que a causa principal teria sido um erro de chaveamento (operação do sistema de alimentação elétrica) do técnico de eletricidade. Por conta disso, o sistema de alimentação de energia externa foi cortado e, com isso, os dois geradores de emergência também não funcionaram.
Segundo a FAB, os controladores agiram com profissionalismo e de forma exemplar, ajudando no retorno do sistema à normalidade. O caos ocorreu porque todos os países da América do Sul, obrigatoriamente, passam pela área do Cindacta-4 tanto para ir para os Estados Unidos como para a Europa. A FAB chama esse trecho monitorado a partir de Manaus de “Europa South América”.
(UolNews/MS)
Comentários Recentes