MATEMÁTICA

[ 19 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“A matemática vista corretamente, possui não apenas verdade,mas também suprema beleza – uma beleza fria e austera” (Bertrand Russell)

Na década de 1950, quando dei baixa do Exército (no meu tempo a gente tinha orgulho de servir ao País) ganhei uma viagem à Europa dos meus pais. Fui à França, quase uma obrigatoriedade para os jovens da época, e encontrei em Paris um colega que lecionava na República Democrática Alemã.

Com o famoso “jeitinho” brasileiro levou-me com ele para Leipzig e conseguiu-me uma hospedagem na famosa Universidade de lá, uma das mais antigas da Europa. Dali, com o pouco dinheiro que tinha fui para a outra Alemanha, à Áustria, à Holanda, à Bélgica e de novo à França para regressar ao Brasil.

De uma família de professores, preocupei-me em ver escolas e constatei, no ensino médio, a importância que davam às matemáticas, coisa que no Brasil assustava a garotada como um monstro.

Passado o tempo, e já atuando na imprensa, tomei conhecimento que uma das maiores batalhas da “Guerra Fria” se desenrolava nas escolas… Americanos, ingleses e soviéticos davam às suas crianças e jovens um ensino da melhor qualidade.

E depois assisti o grande salto desenvolvimentista dos chamados “Tigres Asiáticos” convencendo-me que o desenvolvimento deles devia-se à Educação, principalmente ao estudo científico, acompanhando métodos usados na China que graças à formação de gerações se tornou a segunda potência econômica do planeta.

Arrastando essas memórias através dos anos, envergonho-me do que ocorre com a educação no Brasil, atrasada mais de meio século do resto do mundo. Os números que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico divulga sobre o nosso País são indignos, odiosos.

Ficamos em 60º lugar no ranking mundial de Educação da OCDE, e como previ, os “Tigres” ocuparam as primeiras colocações, Singapura no primeiro lugar, seguido por Hong-Kong, Coréia e Japão.

A maior desonra é ver-se que na América Latina ficamos atrás do Chile, Costa Rica, México e Uruguai; e o pior de tudo é que as autoridades do PT-governo ficaram eufóricas pela melhora em 10 anos de 0,68 no desempenho em matemática…

A maioria das crianças brasileiras até 11 anos não fazem contas aritméticas de somar, diminuir, dividir e multiplicar; isto, num País aonde a presidente Dilma, conduzida pelo marketing lançou um slogan, “Pátria Educadora”, mostrando uma incrível falta de escrúpulos…

Acredito que o analfabetismo, no idioma e nas matemáticas, é uma meta do narco-populismo travestido de “socialismo”. Para dominar o povo, os pelegos no poder impedem que a juventude se dedique ao estudo libertador da mente e do espírito.

Recentemente, o jornalista, escritor e pesquisador Ruy Castro escreveu sobre a reforma dos currículos escolares imposta de cima para baixo pelo MEC. Entre os absurdos do PT-governo, os luminares da literatura brasileira e portuguesa já não comporão a grade do ensino médio.

Lembro que o bando cretino do ‘politicamente correto’ já tentou – audaciosamente – tirar os livros de Monteiro Lobato das estantes; agora o poder invisível da ignorância “tornará milhões de livros obsoletos” como diz Ruy Castro.

Impedindo o acesso à linguagem, os zumbis do governo moribundo que vagabundeiam na administração pública, insistem em degenerar o povo pelo desvirtuamento da própria língua, como lembrou Rui Barbosa; e, coibindo o ingresso ao mundo das matemáticas, roubam-nos o futuro.

O culto da ciência alegrou-se nestes dias ao se comprovar, 100 anos depois, a teoria sobre a existência das ondas gravitacionais que Albert Einstein enunciou na Lei da Relatividade… Este sábio tem uma frase antológica que vale a pena inserir neste texto: “A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.”

 

 

 

19 respostas para MATEMÁTICA

  1. S. Lincoln disse:

    Verdade… Prega-se aqui a sistemática devoção a santa ignorância…

  2. A maior prova de matemática elementar que existe, nem Einstein ou qualquer físico astronômico resolveria na sua lógica estrutural de conhecimento:
    A pergunta básica seria esta: “Qual a metade de (2 + 2) sem qualquer subterfúgio enganador?”. As mais brilhantes mentes dariam a resposta imediata como 2. E fim de papo.
    No entanto, amigos, a resposta não é um número par e nem um número primo. Para desconsolo dos analogistas a resposta correta é 3. Como assim? Dirão os sintomáticos algébricos.
    Ora, “vade retro” que a metade de 2 é 1, que somado a 2 perfazem três. Portanto, Einstein esclareceu tal lógica a seus alunos pupilos, quando disse: “Quando abro a porta de uma grande descoberta, já encontro Deus lá dentro”.
    O grande cientista não relutou em ajoelhar-se ante a magnitude do Onipotente. Ele sabia que nenhum ser humano não poderia escalar uma montanha somente com as mãos. Precisaria dos pés, de cordas e também contar para que não escorregasse la de cima. Por isso que se diz: “O rato que possui somente um buraco, não demora em ser apanhado”.

  3. Rodrigo Cortes disse:

    Lamentável, o processo decadencial de nossa cultura que incrivelmente já foi berço de gênios sem deixar dívidas com os grandes da história, já faz tempo sofre um aniquilamento em todas as áreas
    Ocorre um empobrecimento de talentos, e se em matérias mais complexas nunca fomos acima da média, hoje, até no futebol tem que ter lentes de aumento para encontrar um brasileiro que desconcerte o coro dos contentes.
    Grafites emporcalhando as paredes, no lugar de arte nos museus
    Filmes estúpidos no lugar de narrativas épicas
    Livros insossos no lugar de verdadeiros relatos de alma
    Programas de TV imundos no lugar de entretenimento saudável e educativo
    Musicas sebosas, feias, chatas, alienantes no lugar de clássicos
    A imbecilização nacional é um projeto dentro do projeto dos partidos políticos igual ao PT para assegurar os 40 milhões de votos que os eternizem no poder.

  4. Ajuricaba disse:

    Todo o modismo politicamente correto que eles implantaram, só trouxe uma enorme carga de preconceito e sectarismo neste país

  5. Miguel Angelo Guimarães Santo Anastácio disse:

    Fui aluno da E.P República Argentina, no Boulevard da 28 de setembro, na minha Vila Isabel…e passei para o Pedro II( Engo. Novo )…tive e privilégio de ser aluno de Ilustre Manoel Jairo de Bezerra, Matemática, com quem aprendi que “querer todos querem, mas aqueles que querem MAIS são os q chegam onde quiserem”…dele a frase q “revela” o Pi ” “sou, o medo e pavor constante de todo mal aluno”…letras por algarismos….notáveis professores. entretanto,..por bully violento – era estrábico- e qdo me chamavam de Simão o Caolho,( título de um filme nacional – só podia ser)…- virava fera e saía dando na cara de quem fosse…tristeza q dói até hj, aos 75 anos…tive q sair pela insuportável humilhação…daí para o La-Fayette.João do Prado Maia ,Português; Ali de Melo; Geografia, Canongia Desenho;Latim, com Silvio Elia, Filólogo…e muitos outros mais…O mais difícil : por um olho esquisito…Como lamento o atual ranking…dá vontade de chorar…qual o futuro desta gloriosa Nação???? lá se vão mais de 60 anos e estão vivos no meu sentimento de gratidão…Felizmente , minha filhas e filho puderam frequentar bons colégios…

  6. Aí é que dimana a inteligência dos grandes estrategistas nas guerras que enfrentam.
    Harry S. Truman, quando presidente dos Estados Unidos, sempre ressaltava a seus assessores a força dos argumentos para calar os adversários:

    “SE NÃO PUDER CONVENCÊ-LOS, CONFUNDA-OS!”.

  7. Caro Miranda

    Valores antigos aprendidos hoje são motivo de escárnio. COISA DE VELHO …
    O pior é que o NOVO não consegue apresentar NADA DE NOVO …
    FICO COM O VELHO !!!

  8. Neide Saconi disse:

    O maior crime do PT,entre tantos que destruiu o Brasil,a Educação é a mais devastadora que prejudica o futuro deste país.Nosso povo destituído de autonomia para entender,analisar,e assumir seu destino por falta de uma educação de qualidade,nos remete a idade média,em comparação com os países civilizados.Excelente sanálise da educação nacional,parabéns.

  9. Prezado Miranda!
    Obrigada pelo texto rico de belezas, de sensatez e de Vida!

    Apresentastes-nos uma parte de vossas memórias e viajamos consigo nesta nostalgia que revive a vontade de um tempo quando as coisas verdadeiramente importantes eram graciosas e disputadas até mesmo naqueles dias belicosos.

    Áh! A matemática! Vilã dos que se refugiam nas Ciências Humanas, delírio dos que abraçam o racional.

    Vivemos já o tempo em que é sabido, a matemática está em todas as coisas divinas do micro ao macrocosmo! Infortunadamente, os maiores responsáveis pela Educação brasileira, parecem ainda não ter entendido. E os que labutam no campo político, nem sempre versados quanto seria de esperar-se, agem e calculam suas atitudes e escolhas, amiúde, com dois pesos e duas medidas, sem conseguir o equilíbrio dos números na balança dos sistemas administrativos e produtivos do País.

    Deus tenha compaixão de nós, pois, a matemática é exata inclusive na Justiça da Lei que a Divindade estabeleceu com onisciência para o equilíbrio universal.
    Paz e bem!!

  10. A política deveria ser extinta no universo. Trata-se ela de uma arte subversiva a corromper ideias e ideais. Com ela, os homens criaram suas convenções e declararam suas guerras, impuseram conquistas à força e destruíram a natureza pacífica dos cidadãos de bem.
    Os governos fundaram sistemas tiranos e ditatoriais; a injustiça e a impunidade criaram lastros na política e todas as leis ficaram fundamentadas nela.
    Enfim, o direito tornou-se escravo das ideologias políticas para legislar sob o cetro das ambições e do poder.
    Resumindo, foi com a política que Satã afrontou a Deus para subverter o paraíso. Como não foi bem sucedido nessa ação, a introduziu na Terra para acanalhar a humanidade,

  11. Bento Catarin disse:

    Matemática é uma ciência exata,eu pergunto.?Um governo corrupto como o instalado no Brasil vai querer porque estudo se quanto + analfabeto o povo + fácil de manipula-lo.Concorda.

  12. Solange disse:

    Muito bom texto. Realidade da “Pátria educadora”. Só no nome. Adolescentes preocupadas em brigas de shortinho mas se preguntar uma questão básica de qqer assunto, não saberão com clareza. A geração mais burra que se está criando é essa.

  13. marilene marques disse:

    Pergunte uma pequena regrinha de Português e não saberão dizer. A Matemática é exata e mundial. Contudo, não há como aprender outra língua, se não esmeramos Pela Língua Pátria.

  14. Mévia disse:

    O desserviço a educação começou a muito tempo, agradeço a Deus que quando iniciei meus estudos ainda não estávamos sendo idiotizados… Temos que lutar para que tudo seja revertido e tenhamos finalmente um país, não do futuro, mas, COM FUTURO.

  15. irene matos felix disse:

    Miranda, dou aula de matemática para o primeiro grau há um bom tempo As mudanças nas leis , hoje obrigando a não rodar um aluno, foi o maior prejuízo que o governo petista poderia deixar à educação
    Parabéns pela tua história de vida!

  16. irene matos felix disse:

    Miranda, dou aula de Matemática para o primeiro grau A lei que proibe reprovar um aluno foi a pior herança deixada pelo governo petista à educação

  17. vileite disse:

    Belo e verdadeiro texto ! Graças a Deus que quando lecionava as coisas eram bem diferentes de hoje em dia ( que tristeza hoje ) .Ensinava-se como deveria se ensinar e os alunos aprendiam e , se não tivessem base, eram reprovados . Atualmente , os alunos mal sabem falar , que dirá , escrever corretamente.

  18. Os políticos usam a matemática para auferir grandes lucros em suas ambições de força e poder. Nessa hecatombe de corrupções, rombos e usurpações do erário público, eles conhecem muito bem apenas 2 operações: a SOMA de valores e a MULTIPLICAÇÃO de bens. As demais operações eles ignoram, pois entendem que a SUBTRAÇÃO é um bem necessário e a DIVISÃO dos lucros deve ser rateada com seus comparsas coligados,
    A PORCENTAGEM menor e o RESTO, por sua vez, ficariam com o povo, caso venham ser reivindicados na justiça.

  19. Acredito que a matemática nos dias de hoje deixou de ser realmente exata talvez parte da culpa pode ser da tecnologia pois mensagens de texto, redes sociais e coisas do tipo fazem parecer possível e impossível “Adolescentes” sem generalizar até mesmo para adultos.