Renato Borghetti
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NMFhgqIZUSc]
Hoje considerado um dos melhores músicos brasileiros, Renato Borghetti (1963) começou na música aos dez anos de idade, tocando uma gaita-ponto (um tipo de acordeon) que ganhou de seu pai. Em pouco tempo já era atração no CTG (Centro de Tradição Gaúcha) comandado por seu pai, e aos dezesseis subiu ao palco pela primeira vez, em um festival organizado pelos CTGs.
Borghettinho (como é conhecido) começou a fazer seu nome no Rio Grande do Sul, mas teve uma agradável surpresa ao lançar seu primeiro Lp. Gravado em um estúdio emprestado por amigos, Renato usava as horas ociosas do estúdio, geralmente de madrugada. O músico estaria satisfeito caso vendesse dez mil cópias, no entanto vendeu dez vezes mais, tornando-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar disco de ouro.
Esse primeiro trabalho lhe abriu caminhos para festivais aqui e no exterior. Excursionou por todo o Brasil, assim como diversos países da Europa e fez uma temporada no S.O.B.’s em Nova York. Tocou e é admirado pelos grandes nomes da música brasileira como: Luis Gonzaga, Dominguinhos, Hermeto Pascoal (que em seus shows nunca perde a oportunidade de homenageá-lo), Sivuca, Paulo Moura, Egberto Gismonti, entre outros. Em 1991 ganhou o prêmio disco do ano, na categoria regional, da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Participou do Free Jazz Festival, em 1998, dividindo a noite com Stephanie Grapelli e Ron Carter
Comentários Recentes