Furacão Dean chega à costa do México

O furacão Dean, que já matou nove pessoas no Caribe, chegou na segunda-feira a balneários mexicanos, ameaçando uma faixa litorânea que ainda se recupera do ciclone Wilma, há dois anos.
Dezenas de milhares de turistas estrangeiros fugiram da “Riviera Maia” uma região com praias de areia branca e mar cristalino um pouco ao norte da rota do Dean.
Aproximando-se da península de Yucatán com ventos regulares em torno de 240 quilômetros por hora, o Dean deve atingir a categoria 5, o topo da escala, e chegará ao litoral na madrugada de terça-feira, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
No fim de semana, ele já provocou chuvas e ventos fortes na Jamaica, onde estradas ficaram interditadas pela queda de postes e árvores.
“Um [furacão] da categoria 5 é horrível, já passamos por um”, disse Marcos Ruiz, 31 anos, funcionário do Departamento de Turismo de Tulum, México, referindo-se ao Wilma. “O vento é tão forte que não dá para respirar. Estamos muito assustados.”
Tulum, que recebe muitos turistas europeus, está particularmente em risco porque seus sofisticados hotéis são construídos junto a grandes praias.
Rádios locais transmitem alertas também em idioma maia, para a população nativa que não fala espanhol.
Fonte: Uol Notícias
Comentários Recentes