Noticiário para leitura dominical

[ 1 ] Comment
Compartilhar

Novo Papa muda jogo do poder na América do Sul

Ao priorizar pobres, Francisco avança sobre reduto de populistas e evangélicos.

Analistas avaliam que o Papa sul-americano terá considerável impacto político na região ao se voltar à população mais pobre, que vem migrando para igrejas neopentecostais, revelam Mariana Timóteo da Costa e Janaina Lagè. Na Argentina, Francisco sempre criticou os Kirchner e seu fracasso no combate à miséria. Não à toa, sua ascensão inquieta também líderes populistas que se fiam em políticas assistencialistas, informa José Casado. “Essa Igreja que cumpre o papel dos jesuítas pode fortalecer a consciência crítica da população” diz Marlos Lima, do Centro Latino-Americano de Políticas Públicas da FGV.

Relatórios de Graciliano fazem falta em Alagoas

Na Prefeitura de Palmeira dos Índios, no agreste alagoano, todos conhecem os relatórios de gestão municipal redigidos por Graciliano Ramos, seu mais ilustre titular. Os relatórios não eram exigidos por nenhuma lei da época, mas foram enviados ao governador e acabaram projetando o lojista de província na literatura. Integridade e raro domínio do idioma unem, naqueles textos, prefeito e escritor, cuja morte completa 60 anos.

Papa argentino leva Cristina a se reaproximar da Igreja

Temas como o casamento entre homossexuais, a “morte digna” e a flexibilização sobre a “barriga de aluguel” tendem a sair da agenda da presidente argentina, Cristina Kirchner, ao menos neste ano. Diante da eleição do cardeal de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, como o novo papa Francisco, Cristina já ensaia uma reaproximação com a cúpula da Igreja Católica.

Presidente dá ministério para garantir palanque em Minas

Preocupada em garantir palanques para sua campanha à reeleição, a presidente Dilma Rousseff fez ontem uma minirreforma ministerial e reabilitou o grupo do pedetista Carlos Lupi, sétimo ministro a cair em 2011, na chamada “faxina ética”. Próximo a Lupi, Manoel Dias foi escolhido ministro do Trabalho, no lugar de Brizola Neto. Dilma deve indicar para os Transportes alguém que agrade ao PR, outro alvo da faxina de 2011. A pasta da Agricultura será comandada pelo deputado (PMDB), que em 2012 garantiu o apoio de seu partido ao PT em Minas. Ele substitui o colega Mendes Ribeiro. Moreira Franco, também do PMDB, será o novo secretário de Aviação Civil. As posses ocorrerão hoje.

Crianças perdem direito à infância

Apelos ao consumismo exagerado, erotização precoce e agendas extracurriculares apertadas impedem as crianças de brincar sem compromisso e as transformam em pequenos adultos. Preocupados, pais e especialistas fundaram em BH o movimento Resgatando a infância, para a ajudar pais a enfrentar o problema. (Págs 1, 25 e 26)

Inflação de volta à mesa

Quem faz feira sabe bem: o preço da comida tem disparado, como farinha, que subiu mais de 140% em 12 meses. Governo tenta controlar o índice e está em alerta. A desoneração da cesta básica, no entanto, ainda não deu o resultado esperado.

Uma resposta para Noticiário para leitura dominical

  1. Bento disse:

    Eu nasci flamenguista, católico e honesto. NO meu tempo era assim. Hoje o sujeito nasce Corintianho, evangélico e outras coisas mais. Quando eu era criança eu tinha que me levantar cedo pra assistir a missa das 7, confessar, comungar, porque a missa das dez, era pra gente fina, vestida de terno com linho 120 Brasperola e as madames de crepmoussou patoux acetinado. Assim a igreja católica se firmou com a seita dos chics que frequentam a Daslu. Depois veio o castigo, os evangélicos que pregam a mesma coisa, com palavras diferentes se firmaram com as mulheres de cabelos compridos e saias moralistas no pé e qualquer imbecil, se intitula Bispo e assim, o Vaticano que não registrou patente do titulo de nobreza, dançou. rsss. Eu tive duas opções : Me tornar um evangélico (cruzes) ou me tornar um ateu. Optei pela ultima, a mais inteligente e sensata, creio eu.