LAPINHA

[ 13 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Eu já entro na lapinha (bis)/ Pois não me posso conter (bis)/
Que a sua formosura/ Enche de gozo e prazer (bis)” (Folclore)

Chegando ao período das festas natalinas, queiramos ou não, por religiosidade ou encantamento pelo folclore, vivemos o período dos presépios, sua devoção e a teatralidade das populares “lapinhas”.

A linda apresentação das lapinhas tem origem nos antigos “autos” portugueses representados em homenagem ao nascimento de Jesus; chegaram ao Brasil como “pastoris”, trazido pelos emigrantes dos Açores, Cabo Verde e Ilha da Madeira.

O grande (em tudo) Câmara Cascudo trouxe nas suas pesquisas o porquê do nome lapinha, denominação regional nordestina. Lapinha, pequena lapa, sinônimo de gruta, mitologicamente escolhida por José e Maria para o nascimento do Cristo.

A encenação consiste na atuação de dois grupos de moças diferenciadas pela vestimenta azul ou encarnada, cores dos mantos de Nossa Senhora e Nosso Senhor. Os cordões louvam uma ou a outra entidade santa.

Na apresentação desses dramas litúrgicos há um coro formado por várias pastoras e personagens que cantam em solo os motes da cantoria. Há variantes, mas os figurantes mais conhecidos são Mestra, Contra Mestra, Diana, Cigana, Anjinho, Camponesa, Estrela e Borboleta.

Os temas sacros apresentados na exibição teatral trazem muitas vezes improvisações com desafios ao contendor semelhante do outro cordão, que responde no mesmo tom. Conforme os aplausos e as contribuições em dinheiro para um ou outro fazem hastear a bandeira do vencedor.

Por isso, a competição cria grande rivalidade entre os torcedores… Ouvi a tempos em Guarabira, capital do Brejo Paraibano, a curiosa passagem (não sei se verdadeira ou invenção) de um rapaz chamado Dedé que vendeu uma propriedade para ir estudar em São Paulo.

Na noite anterior à viagem, Dedé foi assistir uma Lapinha para torcer pela Diana do cordão azul por quem era apaixonado. Lá pras tantas, a Diana do cordão encarnado fez um verso humilhante à rival do cordão azul. Dedé ficou furioso; gritou incentivando a sua predileta e deu a ela um dote vultoso para época, o total recebido pela venda do sítio… E viu-a sorrir durante toda noite com a bandeira azul no alto…

O Brasil virou uma grande lapinha com o fim do idealismo e o desprezo dos partidos pela ideologia. Aqui não se estuda nem se vota por princípios ou programas, a opção é entre o cordão azul ou encarnado.

Alguns idiotas – devem ser aqueles “trabalhadores” que não trabalham ou “estudantes” que não estudam – fazem questão de nos apontar como tucanos quando denunciamos e combatemos a corrupção dos pelegos lulo-petistas. Para eles não há outras alternativas: ou se é do PT ou do PSDB. Na sua estreiteza, pensam que tal polarização lhes favorece.

Imagina-se que há certas táticas encucadas na pequena, mas fanatizada militância petista. É uma lavagem cerebral do aderente lumpemproletariado com o conceito do “dividir para reinar”, tema, aliás, estudado na sociologia e nas ciências políticas.

Trata-se de ações para romper estruturas na base social e impedir que frações diferentes se aproximem para exercer o poder graças à divisão e à discórdia das bases políticas e sociais.

Fazem isto usando indevidamente o “politicamente correto”. Atiçam ódio nas igrejas evangélicas contra o catolicismo, e usam padres ideologizados para investir contra o protestantismo; conseguiram criar um racismo primário jogando pretos contra brancos e vice-versa; chegaram ao cúmulo de criar divergência entre nordestinos e sulistas…

Parece que estando em guerra, seguem o estrategista chinês Sun Tzu ou, na política, lembram o pensador florentino Nicolau Maquiavel… Que nada! São analfabetos. São pelegos corruptos; mas justiça se lhes faça, hábeis no manobrismo que turva a mente dos inexperientes e encobre os seus propósitos dos desavisados.

É preciso tomar cuidado com eles. Agora tramam a volta do famigerado imposto do cheque para engordar o caixa 2 do PT. Chega! Lutemos pelo impeachment de Dilma e contra a CPMF!

13 respostas para LAPINHA

  1. elisabeth laval jede disse:

    Parabens! Mais uma que aprendo contigo. Não sabia que presépio deriva de lapinha que quer dizer Gruta! Bonito! Viva Jesus !o maior homem do mundo que nasceu em uma mangedoura abrigada em uma gruta! Mais uma vez muito obrigada! CRISTO NOS ENSINA DESDE SEU NASCIMENTO! MUITO BOM ARTIGO COMO TUDO QUE VOCE ESCRÉVE!

  2. tonifigo1945 disse:

    Caro Miranda

    Só posso desejar-lhe Feliz Natal e que sua inteligência e cultura siga nos ensinando e guiando também em 2016. Porque a messe é grande, mas os operários são poucos …

    Fortíssimo abraço, Mestre

  3. Adalberto Day disse:

    Parabéns, Mestre Miranda pelos sempre belos artigos.
    Sempre é bom refletir e poder construir uma vida melhor . Como diz o Silvio Brito “Chega de ficar calado
    De ver tudo errado
    De só dizer sim
    Seja o que Deus quiser
    Mas eu não acredito que Deus queira assim

    Chega de ficar parado
    De ser enganado
    De ter dó de mim
    Seja o que Deus quiser
    Mas não é possível que Deus queira assim

    Chega de ficar calado
    Chega de ficar parado
    Toda vez que o bem se cala
    A maldade fala
    E o desamor se espalha …..
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

  4. Welton Reis dos Santos disse:

    Brilhante Miranda, não sou religioso mas ficou incorporada a cultura da lapinha, gostei, parabéns!

  5. Luiz Silveira disse:

    Caro Miranda, que bom poder ler seu texto! Como seria formidável se a juventude q ainda não foi bovinizada pudesse ler o q acabei de ler! Parabéns, pela perspicácia da analogia e pela visão do presente.

  6. Verdadeiramente a lapa virou lapinha, brejo de cobras e lagartos,pura crocodilagem como diria um certo vagabundo . Um fim em si próprio do antro da criminalidade imposta ao que era um país,uma nação.
    Urge a tão politicamente correta “revitalização” da lapa.
    Nem que seja a tapa !

  7. S. Lincoln disse:

    Parabéns pelo texto! Só não acredito em “caixa 2″… Creio em fábrica de milionários instantâneos que está exaurindo este país!!

  8. Djampa Brazil disse:

    Perfeito, não è contra o pt è contra todos os partidos e polìticos, tudo farinha do mesmo saco!!! Quer mudar? Não vote, justifique, sò assim driblaremos a ditadura eleitoral!!!

  9. Alvaro Santos disse:

    Tucanos, coxinhas como gostam de nos chamar não é pejorativo uma vez que temos plena consciência do estrago que Lula&Dilma fizeram e fazem ao Brasil.
    .

    Por mais que busquem nos dividir em 35 partidos, entre as cores sagradas que Deus criou os homens, a sexualidade , a fé, não somos cabeças ocas que parecem papagaio que quando escuta uma besteira a fica repetindo sem ter a mínima ideia do seu significado.
    .
    Nos ofendem com nomes impublicáveis para defender a corja que os domina mentalmente. Zumbis ideológicos, esquerdopatas , idólatras de um santo do pau oco e de um partido nascido das trevas.
    .
    Não são analfabetos. São ladrões onde a ganância permeia qualquer ato e qualquer verba que lhe passem pela frente.
    .
    Onde tem Lula e seus comparsas, tem merda…
    .
    Aliás, o que Lula já fez no país que é 100% verdadeiro e sem segundas intenções?
    As URNAS ELETRÔNICAS?

  10. Meus cumprimentos ao mestre! Como sempre, seu texto contém palavras de lucidez, algo raro nos dias atuais. Fico muito feliz em poder compartilhar desses minutos de sabedoria escritos em sua página.

  11. Belo texto, confesso que um dia acreditei em trabalhador que não trabalha e fiquei muito decepcionado em perceber que ele tem muitos parceiros, e sua tropa remunerada é imensa graças a Deus quem governa minha vida não são eles e muito menos seus partidos.
    Continuo acreditando que não vamos perder está guerra pois a justiça de Deus é implacável.
    Aproveito pra deixar meus sinceros votos de um Feliz Natal e um ano novo repleto de muita saúde, sucesso e belos textos.

  12. Chico Dias disse:

    “Debaixo desse angu há caroços para serem descobertos” . Não sei o que é pior, se a doença(PT) ou o câncer do patrimonialismo Brasileiro envolvendo todos os partidos e muitos de uma sociedade cheia de privilégios em detrimento de uma burocracia do estado que vem dificultando o desenvolvimento social e econômico do país.

  13. Acredito que o ” Mundo ” declara a política do nosso querido Brasil é a maior vergonha de todos os tempos, pois tem de tudo é lamentável em país como o nosso.