JABUTICABA

[ 4 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: [email protected])

 “A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa ”   (Jô Soares)

Pode ser Jaboticaba ou Jabuticaba; as duas formas estão corretas: jabuticaba, com “u” ou jaboticaba, com “o”. É o fruto de uma árvore da família das mirtáceas que se alastrava na Mata Atlântica e ainda hoje aparece com frequência nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Alguém inventou que o fruto da jabuticabeira era de exclusividade brasileira, e mesmo usando a expressão por ignorância, ela se espalhou tornando-se popular nos comentários políticos e até em salas de aula. Na verdade, somente uma das espécies, a “Myrciaria jaboticaba” chamada de jabuticaba-sabará, é brasileira.

As demais são encontradas no Uruguai, Paraguai, Argentina, fraldas dos Andes, Guianas e América Central, anulando a expressão xenófoba…. É somente nosso, sem dúvida, o pau-brasil (Paubrasilia echinata).

O Pau-brasil, com registros da época em que os franceses e portugueses aqui aportaram para leva-lo para Europa, grassava no Brasil, no litoral do Rio de Janeiro ao Amazonas. Em tupi-guarani era chamado de “ibirapitanga” onde “ybirá” significa “árvore” e “pitanga” é “encarnado”; os lusitanos, pela tinta rubra dela extraída, batizaram-na de pau-brasil e, com isto, deram o nome ao nosso País.

Em sua homenagem, o pau-brasil foi declarado patrimônio nacional em 1978, através da Lei nº 6.607, que estipulou o dia 3 de maio como a data oficial da árvore.

Também restrita ao Brasil, é a impunidade. Está solta quadrilha lulopetista chefiada por Lula, Dirceu e Dilma, que assaltou o Brasil e quase destruiu a Petrobras, que era a terceira empresa petrolífera do mundo e se reduziu na economia internacional.

Acrescentando mais uma meia dúzia de pelegos na alta hierarquia do PT, vale lembrar que este partido nascido de uma jogada do general Golbery aproveitando o pelego da Lula da Silva, surgiu proclamando-se a “esquerda ética” denunciando a corrupção.

O “partido de novo tipo” ficou apenas no discurso e na desmoralização dos poderes republicanos, igualando-se aos 300 picaretas do Legislativo, que denunciavam; aparelhando o Judiciário com fiéis companheiros; e transformando o Executivo numa bolsa de valores mediadora da cobrança de propinas.

Este é o desenho da árvore do pau-brasil da política, sem igual no concerto internacional…. Vemos que nos países que combateram a corrupção, nenhum presidente ou ex-presidente escapou do cutelo da Justiça, alguns tanto ou mais populares do que Lula.

Lembremos Carlos Menem, na Argentina; José Sócrates, em Portugal; Alberto Fujimori, no Peru; e Park Geun-hye, na Coreia do Sul; todos julgados e devidamente punidos pela prática de corrupção.

Aqui, Lula já foi condenado a 12 anos e um mês, e responde a mais seis processos, todos por corrupção e agravados pelo delito de terem sido praticados no exercício da presidência da República. Dilma, que fez o papel de fantoche dele na presidência, foi cúmplice da criminosa na compra da Refinaria de Pasadena e impichada “apenas” pelas pedaladas fiscais e mantendo criminosamente os direitos políticos.

Vê-se assim que a impunidade é coisa nossa, como o pau-brasil. As jabuticabas foram chupadas, com caroço e tudo, no Paraguai, com o ex-presidente Luís Macchi preso; com Menem apenado e os Kirchner sob investigações; e o guatemalteco Affonso Portillo condenado a cincos anos de prisão.

Muita gente ignora que o pau-brasil é preciosamente usado como arco de violino, que chega a custar US$ 10 mil! Está na hora de usá-lo para tocar a marcha fúnebre do lulopetismo, levando-o à cova da criminalidade.

 

4 respostas para JABUTICABA

  1. Irene Mattos Felix disse:

    Miranda,
    Há muito ouvimos dizer que a justiça existe apenas para pobres e negros , que rico não ia para a cadeia Vimos os ricos irem, mas não o chefe deles
    Agora mesmo li que Carmem Lúcia não colocará em pauta o HC do Lula, que devolveu ao Fachin o “abacaxi”Ainda acredito que ela não mandará os escrúpulos às favas como os outros mandaram
    No Brasil a maioria é honesta, acredito nisto
    Boa semana, my lord !

  2. Pau-brasil… Em tupi-guarani era chamado de “ibirapitanga” onde “ybirá” significa “árvore” e “pitanga” é “encarnado”; os lusitanos, pela tinta rubra dela extraída, batizaram-na de pau-brasil e, com isto, deram o nome ao nosso País. Em sua homenagem, o pau-brasil foi declarado patrimônio nacional em 1978, através da Lei nº 6.607, que estipulou o dia 3 de maio como a data oficial da árvore. Também restrita ao Brasil, é a impunidade. Está solta quadrilha lulo-petista chefiada por Lula, Dirceu e Dilma, que assaltou o Brasil e quase destruiu a Petrobras, que era a terceira empresa petrolífera do mundo e se reduziu na economia internacional.
    Em 1582, o Papa Gregório XIII, aconselhado pelos astrônomos, decretou pela bula Inter gravíssimas que quinta-feira, 4 de Outubro de 1582 seria imediatamente seguido de sexta-feira 15 de Outubro para compensar a diferença acumulada ao longo de séculos entre o calendário juliano e as efemérides astronômicas.
    Se nosso país foi descoberto na vigência do calendário anterior, os inimigos do regime monárquico brasileiro, foram muito incoerentes, quando trocaram o dia do descobrimento do Brasil, de 03 de maio de 1500 para 22 de abril de 1500, seguindo a regra da conversão estipulada pela bula Inter gravissimas que quinta-feira, 4 de Outubro de 1582: Pelo calendário do primeiro dia Gregoriano da História da Humanidade, aquele 04 de outubro seria o dia 15 de outubro de 1582
    Considerando o atraso de 11 dias, os republicanos ajustaram o 03 de maio de 1500 para 22 de abril de 1500
    Vejam que a Homenagem ao Pau-Brasil… Ocorreu durante o governo do ditador chamado Ernesto Geisel… Muito feliz por sinal! Ela veio “passar-uma-borracha” na burrada republicana.
    Em 15 de janeiro de 1974 os candidatos arenistas venceram a chapa do MDB formada por Ulysses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho por um placar de 400 votos na primeira eleição realizada por um Colégio Eleitoral.

  3. ALEXSANDRO FERNANDES disse:

    A corrupção é uma doença universal cujo o vírus ficou muito forte e resistente aqui no Brasil devido a dosagem dos medicamentos que poderiam combate-los terem sido sub-dosados na sua posologia administrada pelos doutores da justiça.

  4. CORRUPÇÃO A DIMENSÃO DO PROBLEMA!
    Ou seja “Corrupção é o abuso do poder para obter ganhos pessoais.Prejudica a todos cujo a vida sustento ou felicidade dependem da integridade de pessoas em posição de autoridade”.