Feitiço do Tempo

[ 14 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

“A única razão para o tempo é para que não aconteça tudo no mesmo instante.” (Albert Einstein)

Einstein demonstrou que o tempo é relativo, numa dimensão variável conforme o espaço; seja, não é uma linha reta e imutável. Comprovamos essa relatividade na política brasileira assistindo a derrocada do projeto dos vinte anos de poder petista, por si só, implodindo pela incompetência e corrupção.

Esta conjuntura desastrosa foi considerada em editorial do jornal britânico ‘Financial Times’ como um “filme de terror sem fim”.  O realismo dos ingleses é tenebroso; tentando a mesma definição da situação nacional, prefiro a versão hollywoodiana de alta comédia através do filme de 1993 dirigido por Harold Ramis, ‘Feitiço do Tempo’.

A produção foi registrada como historicamente significativa pelo National Film Registry dos Estados Unidos. Adoro e recomendo aos amigos. Não me canso de assistír a correta interpretação de Bill Murray e Andie MacDowell.

Já vi umas dez vezes a história do repórter do tempo de canal de TV, Phil Connors (Murray), um chato de galocha que foi fazer a cobertura do Dia da Marmota na cidadezinha interiorana de Punxsutawney. A Marmota é sua homônima, também se chama Phil, e profetiza o fim ou a continuidade do Inverno.

Com a sua equipe, a produtora Rita (Andie MacDowell) e o câmera Larry –  que não suportam seu egocentrismo –, grava a cerimônia tradicional, mas fica preso em Punxsutawney por causa de uma nevasca; daí em diante fica repetindo o mesmo dia várias vezes. Sempre que acorda no dia seguinte, não é o dia seguinte, mas a repetição do Dia da Marmota.

A esta situação estranha de déjà vu, comparo com a degringolada do Partido dos Trabalhadores com seus membros e simpatizantes assistindo a cada dia o repeteco dos roubos do Erário pelos seus companheiros, descobertos pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Começou muito antes, mas a nova série – a Lava-Jato – já está na 16ª temporada, no capítulo da Radioatividade, que ultrapassa o assalto e a ruína da Petrobras, com um trailer para a extorsão no setor elétrico, outra versão do ‘Mensalão’ e do ‘Petrolão’. É o começo do ‘Eletrolão’, que já levou um vice-almirante e vários executivos de empreiteiras para a cadeia.

Eu imagino como se sentem os membros da esquerda caviar acordando diariamente às seis horas da manhã com o rádio-relógio repetindo o estribilho da música de Lobão, trazendo notícias de mais corrupção descoberta pela PF.

São pelegos de sindicatos, diretores de fundos de pensão, grandes empreendedores com crédito no BNDES e ocupantes de cargos governamentais com altos salários. Estão no alto dos seus apartamentos de milhões de dólares, de frente para o mar, com a boca escancarada cheia de dentes mastigando slogans socialistas.

Deve ser um pesadelo repassar cotidianamente situações vergonhosas de um projeto que foi deturpado pela ideologia troncha da pelegagem. Não será confortável identificar-se com os ladrões do patrimônio público. Creio ser um castigo reviver situação de acumpliciamento com um partido que se tornou uma organização criminosa.

A cidade de Punxsutawney dos petistas pode ser Pelotas, Ponta Grossa, São Bernardo, Uberlândia, Maceió, Natal, Parnaíba ou Belém… Eles ficam sentados nas suas poltronas, esperando que a Marmota anuncie o fim do Inverno; mas, em vez disso, o animal sapiens sai da toca anunciando que não vai colocar meta.Vai deixar a meta aberta, e  quando atingir a meta, dobrará a meta. Ele não entenderá, mas aplaudirá irracionalmente.

Estes extemporâneos esquerdistas deveriam fazer como o repórter do Feitiço do Tempo, que reviu seu egocentrismo. Para escapar da nevasca criminosa do lulo-petismo, precisam repensar  a dialética idealista, a gravidez do sectarismo bastardo, o ruminar das idéias de Gramsci e a cumplicidade maléfica com o PT-governo em nome de um tempo que a muito ficou no passado…

14 respostas para Feitiço do Tempo

  1. Cláudio Cabral Silva. disse:

    Muito bom, Miranda.Acrescento apenas que o filme citado terminou, ficando uma ótima lembrança . Esse, da vida real, também terá um fim- breve- e ficará para todos como um típico filme B de terror, “nunca antes visto…”

  2. Assim falava Zoroastro a respeito do ” socialismo”. “Envelheceu antes de nascer !!!

  3. Mônica Torres disse:

    Bravo! Bravo! Brilhante a ideia de trazer ao texto, o auxílio do filme para dar a roupagem aos vinte anos de projeto malfadado do partidão.
    Não tem como não ser sua fã. Parabéns, Miranda!

  4. irene m felix disse:

    Dentro da análise usada, O feitiço do Tempo, eu acredito que o PT ficará preso no tempo Ele é muito pretencioso e sem moral para reconhecer erros

  5. MarileneMG disse:

    Excelente. Texto muitíssimo atraente. Começo, meio e fim. Mais um a elencar o arquivo para meus netos crescerem em conhecimento. A pelegagem necessariamente não precisa entender de ‘meta’, ainda que meta medo, continua aplaudindo. Ainda que não alcance continuam alimentando a anemia de outros, amparados por suas muletas já tortas, quase a quebrar. Parabéns Miranda!

  6. Enock G de Sousa disse:

    Verdade simplesmente verdade Mirada.

  7. LEO SANTOS disse:

    AQUI MAIS UM “HOLE IN ONE” DE MIRANDA SÁ. UM GÊNIO. O TRECHO ABAIXO, VAI RECEBER UM ADENDO:
    ” Estão no alto dos seus apartamentos de milhões de dólares, de frente para o mar, com a boca escancarada cheia de dentes(IMPLANTADOS COM PRODUTO DO FURTO) mastigando slogans socialistas.

  8. Camila disse:

    Palmas. Como sempre, muito bom. Assistirei ao filme.
    Obrigada.

  9. vileite disse:

    Excelente e inteligente artigo ! Esse pesadelo que estamos vivendo também terminará porque mais escândalos ainda surgirão e os culpados não terão como escapar.

  10. Chico Dias disse:

    Texto de bom gosto e repleto da realidade Brasileira. Estou convicto que o povo teve grande amadurecimento político nestes últimos anos. Acredito, também, que será mais complexo o atual sistema político continuar na linha do patrimonialismo, visto que os brasileiros não suportam mais oportunidades diferenciadas dentro de um sistema social injusto que o próprio PT e outros coligados defendiam e hoje jogaram toda essa ideologia no pinico. Vejo grandes dificuldades de muitos dos políticos que ai estão se reelegerem novamente. E ao mesmo tempo existe uma preocupação, muito expressiva, quanto ao acesso de muitos políticos oportunistas sem conhecimento e sem formação adequada se eleger e reeleger nesse atual sistema que carece de uma reforma ética e transparente.

  11. Você não existe. SENSACIONAL!

  12. patriciatoledo disse:

    Muito bom, estamos mesmo vivendo o Dia da Marmota…mas o que é pior é ver grande parte do dinheiro roubado nos bolsos desses ladões. Falar em plano de poder é até piada, parece que o bicho que mordeu os petistas foi a mudança de nível social, mexeu com a cabeça, ficaram malucos, roubaram sem nenhuma vergonha na cara.

  13. VALDIR NEVES disse:

    Esse mantra da repetição PTista, longe dos intuitos dos indianos, segue um ritmo de patologia sem solução. A parada é no fim, da picada.

  14. deaC disse:

    Ah, Miranda, excelente texto! Maravilhosa a analogia com o filme, Feitiço do Tempo, uma pena que a sensação de repetição não atinja apenas aqueles que se locupletaram com o dinheiro da corrupção, atinge também, a nós, pessoas de bem.
    É na verdade como um verdadeiro pesadelo, e não tem fim.