ESTUDO

[ 3 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (mirandasa@uol.com.br)

“Para nos fazer entender por um tolo são necessárias dez pauladas na cabeça; ao inteligente, basta uma palavra. ” (Provérbio persa)

Uma pessoa amiga que me segue no Twitter estranhou a minha orientação de assistir o debate presidencial da TV-Bandeirantes sem prestar atenção às mensagens, mas somente aos gestos.

É um pouco “acadêmico” explicar o aconselhamento, mas vá lá: É que gosto de seguir a psicologia dos gestos, olhares e trejeitos corporais, começando pela teoria do teólogo suíço Johann Kaspar Lavater que foi para o estudo da fisionomia o que Freud foi para psicanálise.

Um seguidor de Lavater, o médico alemão Franz Anton Mesmer, criou o conceito do magnetismo pessoal, uma força natural invisível possuída por todos os seres vivos, dando vida à proposição conhecida como mesmerismo.

Depois, sob a influência de Lavater e Mesmer, Cesare Lombroso defendeu a tese de que pelas características corporais distinguia-se o criminoso e que o “verdadeiro” delinquente, era nato.

Mais tarde, a análise bioenergética de William Reich vê o indivíduo em sua integralidade e a análise psiquiátrica pode fazê-lo encontrar-se com seu corpo, que respondendo às repressões geram tensão muscular, podendo controla-la para se adaptar às relações sociais.

… E o nosso contemporâneo Joseph Messenger, psicólogo, autor de vários best-sellers, afirma que 93% da nossa comunicação é não-verbal, e sim feita por meio de gestos, postura, expressões faciais e movimentos dos olhos.

Debulhando este rosário de laureados estudiosos e levando-os em consideração, encontro muito significado no conhecimento psicológico e biológico do caráter humano. (A veterinária que cuida dos meus gatos garante que isto se estende também aos animais).

Foi assim que observei o debate entre os seis presidenciáveis convidados pela Band, lamentando que ficassem de fora os outros seis que disputam o Planalto…. E tem mais: apesar das teorias enunciadas, acrescento que a inspeção gestual dos que foram ao show, obedece, não somente à cena estática, também ao ponto de vista do observador.

Da minha parte – admito discordâncias, pois não sou dono da verdade -, do meu modo de ver, dei atenção a esta diligência: senti, por exemplo, que o candidato Jair Bolsonaro (PL) estava mais tenso do que costuma estar e que o candidato Lula da Silva (PT) antes tão seguro de si mostrou-se com os nervos à flor da pele.

Ainda na minha opinião, achei o candidato Luiz Felipe d’Avila (Novo), se apresentando ludicamente, não por brincadeiras, mas chamando à uma recreação educativa; e que o candidato Ciro Gomes (PDT) pareceu estar na base de tranquilizantes, impondo-se cuidados e preocupado com a sua atuação.

As duas representantes do belo (respeitado e aguerrido) sexo feminino, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), revelaram otimismo, na firmeza de suas convicções; Soraya, garantida pelo mandato senatorial até 2027, e Simone transparecendo satisfação em expor as suas ideias como candidata â Presidência.

É assim que vi com estes olhos que a terra há de comer e exponho à maneira de me fazer entender, certo de que para os que cultivam respeito pela opinião alheia bastam umas palavras; e, dessa maneira poupo as dez pauladas para os estúpidos, por que não os tenho entre os meus leitores….

 

3 respostas para ESTUDO

  1. A SITUAÇÃO DO MUNDO SÓ PIORA. MUITOS DE NÓS SOFREMOS COM TERRIVÉIS CONSEQUÊNCIAS DE DESASTRES NATURAIS E PROBLEMAS CAUSADOS PELO HOMEM. VEJA O QUE PODE FAZER PARA PROTEGER A SI MESMO E AQUELES QUE VOCÊ AMA.
    ” É URGENTE REEDUCAR – SE PARA PODER REEDUCAR!” PORQUE POLÍTICOS DEPOIS DE ELEITOS SÓ MUDADE DE NOME E AS VEZES DE PARTIDOS.
    POR ISSO MESMO:
    UM MUNDO EM CRISE
    – OS POLITÍCOS PODEM FAZER?

  2. Janete Sena - jansenoli disse:

    Bom dia..e saúde Monsieur Miranda. Lendo o seu artigo Monsieur..eu ri de pura diversão. Adorei. Tenho que lhe confessar que não vi o debate. Estava “a nocaute” por uma febrícola incomoda e persistente..o que me fez esquecer totalmente de através da telinha..ir à esse “circo de bufões”. Confio no seu 👀 e lendo este artigo..pude me divertir imaginando. Abraço.

  3. Alvaro Santos disse:

    Tenho um contra ponto!
    Ops! É sem paulada 😂🇧🇷
    Nosso eleitor não presta atenção a nada que não seja migalhas para seus bolsos. Não observam de forma panorâmica. Nosso eleitor é a IGNORÂNCIA plena!
    Qualquer candidato sabe que é só repetir tudo o que o que os outros falam ou falaram nas últimas 20 eleições. Prometa! Prometa! Prometa!
    Se for impossível? Prometa mais ainda!

    Postura corporal? Palavras que se perdem ao ar…
    Essas elegem!
    Tenho dito!🇧🇷😭