É GUERRA!

[ 19 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Somente grandes batalhas podem traduzir grandes resultados” (Clausewitz)

Às vésperas da manifestação nacional convocada para combater a corrupção e exigir o impeachment de Dilma, devemos nos preparar para uma guerra; não um confronto armado, de odiosidade e destruição, mas para recolocar o Brasil nos trilhos do republicanismo, da boa justiça, do afastamento dos pelegos ladrões e do desenvolvimento nacional.

Nossa guerra requer planificação; precisamos estudar a estratégia, aquele jogo de guerra dos estados maiores, com seus métodos, manobras e estratagemas para estimular o surgimento de idéias que visem conquistar um objetivo.

A estratégia que fascina os militares é uma palavra que na antiga Grécia nomeava o general comandante de exércitos, “estratego”. Hoje deixou de ser uma exclusividade dos exércitos; na organização política e econômica dos Estados, a estratégia passou a ser o planejamento das ações governamentais e nas empresas privadas para alcançar um balanço positivo.

Afirma-se que o desempenho dos governos e das empresas deve-se atualmente a “estratégias de marketing”. Diante disso, para derrotar o inimigo, militar ou civil, é preciso conhecer a estratégia, estudo que nos leva a um passado distante.

Veremos o general grego Tulcídides descrevendo a Guerra do Peloponeso; o clássico militar Sun Tzu com seu livro “A Arte da Guerra”; Maquiavel, pioneiro da ciência política ocidental, na obra “O Príncipe”; e o criador dos estados maiores militares, Clausewitz, com o tratado “Da Guerra”.

Lições simples e pequenas trazem o conhecimento da estratégia: O jogo de xadrez, por exemplo, instiga os jogadores a pensar as alternativas do próximo movimento das peças do adversário; e assim preparar estrategicamente seu próprio lance (de ataque ou defesa) com antecedência.

No dia 13, domingo próximo, entraremos num combate democrático que só terá êxito na medida em que nosso trabalho atinja com êxito a mobilização do povo. Será a primeira vez em que os partidos de oposição aderem oficialmente ao protesto popular, e a chamada grande imprensa já não consegue omitir a grandiosidade da convocação.

Faz parte da nossa estratégia – o objetivo final – algumas táticas, como resguardar a unidade anti-PT; denunciar o assalto ao Erário pelos gangsteres lulo-petistas; ressaltar a política antinacional bolivarianista do Itamaraty; apontar as mentiras compulsivas da dupla Dilma-Lula e ridicularizar o Pelegão-Chefe que pensa ser uma jararaca-do-rabo-esfolado, mas não passa de uma lombriga no intestino grosso do País.

A última fase da Operação Lava Jato e a visível degenerescência moral do PT e seus satélites estão contribuindo objetivamente para o sucesso das manifestações populares contra a corrupção e pelo impeachment de Dilma.

Os flancos do adversário estão enfraquecidos em conseqüência da desarticulação da base aliada, e não é difícil constatar que a antiga militância petista se reduziu a uma tropa de brutamontes mercenários; já não se vê aquelas moças pálidas de cabelo escorrido e olheiras, nem os barbadinhos de 16 anos e sequer os padres de passeata.

A nossa tropa recebeu também a adesão de um grande número de parlamentares oposicionistas, dos profissionais descontentes, dos desempregados e dos empresários que estavam neutros e agora querem a presidente fora.

Enfrentaremos a grande batalha conhecendo o inimigo e conhecendo a nós próprios, seguindo a lição do grande estrategista Sun Tzu; com isto, conquistaremos a vitória final contra o lulo-petismo.

19 respostas para É GUERRA!

  1. S. Lincoln disse:

    Dia 13 acontece a batalha decisiva!! Temos que ganhar esta guerra!!

  2. Ajuricaba disse:

    O exército de Stedile está tremendo. A simples menção ao exército de Caxias os deixa se borrando de medo

  3. elisabeth laval jede disse:

    Nossa Miranda !voce não fez só um artigo !voce lapidou o Diamante gestado pela união afetuosa dos brasileiros entre si , em defesa de nossa Democracia ! Esse brilhante artisticamente trabalhado reluIrá sob nossa amada bandeira verde-amarela! Marcharemos sim dia 13 felizes e conscientes de bossa vitória democrática!Olhos patrióticos e respeigtosos marejarão em lágrimas ao toque do hino nacional!Felizes pois temos o povo mais corajoso e com maior civismo do mundo!Parabens pelo artigo !Muito bom como tudo que você escréve!Grande abraço amigo patriota!

  4. Déborah Lay disse:

    Estão querendo apenas intimidar a nação, mas dessa vez não irão conseguir, apenas estão inflando mais nossa ira justificada pelas injustiças e infâmias monstruosas desses canibais da pátria.

  5. welton reis disse:

    Tomei liberdade, copiei o oitavo parágrafo e o último para a sala do WhatsApp afim de estimular os parceiros para o dia 1, dia com certeza será a derrocada do lulopetismo, do mau caratismo, da pelegada miliciana, e também um grande aviso àqueles com a mesma intenção. Podemos ser pacatos porém corajosos contra bandidos. Obrigado pelas palavras e desculpas pelo feito, o momento exig. Forte abraço!

  6. Déborah Lay disse:

    Penso que uma greve geral na sexta-feira seria uma forma de pressionar o “des”-governo, uma vigília no sábado pela liberdade, honestidade e mudança. E no domingo uma grande passeata. Para finalizar sonho com um LOCKOUT contra o governo, por parte dos empresários. Todos juntos pela pátria.

    Ai que sonho lindo, parece tão simples. Que Deus nos abençoe.

  7. Neide Saconi disse:

    Precisamos salvar o Brasil,não podemos ser covardes,nem fugir da guerra,as próximas gerações dependem do nosso sucesso,das estratégias eficientes do nosso povo.Um Brasil honesto é o mínimo que se espera do povo.

  8. Rodrigo Cortes disse:

    É a hora de pensar em sair desse buraco. Mas levando em consideração a qualidades de nossos políticos é muito difícil eles abandonarem os rincões de miséria que os elegem e olharem para o país sem o “apetite” de sempre fazerem a mesma coisa.
    A situação é de terra arrasada, só não é pior porque as propagandas criam outro Brasil. Seria necessário um “Plano Marshall” de recuperação, pois o estrago feito já é visível e deixará por muito tempo as marcas nas gerações futuras.

  9. carlos dias disse:

    dia 13 começa uma batalha pra um Brasil de primeiro mundo, que será o mais rico do mundo se Deus quiser, nosso território é gigante, nossos recursos são ótimos e nosso povo é forte e criativo. Temos tudo para ser-mos uma potencia econômica e tecnológica mais forte e poderosa que os Estados Unidos.

  10. Juntando lé com cré: avião cargueiro da Venezuela faz pouso forçado em Brasília, e carro com placa de Goiás é apreendido com milhões em moeda venezuelana http://rodrigoconstantino.com/artigos/juntando-le-com-cre-aviao-cargueiro-da-venezuela-faz-pouso-forcado-em-brasilia-e-carro-com-placa-de-goias-e-apreendido-com-milhoes-em-moeda-venezuelana/

  11. Solange disse:

    Como sempre, bem colocado. Dia 13 será decisivo.

  12. irene matos felix disse:

    My lord,
    Será uma manifestação pacífica, ordeira , de pessoas que desejam o fim da corrupção e essa passa pelo impeachement da presidenta, que está dando o maior apoio ao chefe da quadrilha
    Dia treze estarei na praça principal da minha cidade , fazendo o meu protesto, sentindo-me em plena Paulista Abraços

  13. Me revolta com esses políticos que elaboram leis que os beneficiem e vão enrolando com esses advogados pagos com dinheiro roubados de impostos, estatais e se essa que se diz presidenta deixasse o cargo para um competente com essas leis que os beneficiem vai ficando , buscando recursos e não sai e a população vai ficando desempregadas , juros altos , inflação a mil. Tudo que para mim são essas leis que eles fizeram para protege- los , não é o fim ?

  14. Alvesalces disse:

    “No dia 13, domingo próximo, entraremos num combate democrático que só terá êxito na medida em que nosso trabalho atinja com êxito a mobilização do povo. Será a primeira vez em que os partidos de oposição aderem oficialmente ao protesto popular, e a chamada grande imprensa já não consegue omitir a grandiosidade da convocação.” Miranda Sá

  15. Solange disse:

    todo cuidado e atenção de nossa parte, é pouco pois eles sao atrevidos e tem muitos “massa de manobra”. Olho aberto.

  16. Alvaro Santos disse:

    Estamos em guerra.Uma guerra tem que ser rápida.Essa delonga em torno dessa que esta presidente esta minando nosso erário,nossas energias e nossa moral.
    .
    Não devemos nos esquecer que em uma guerra,o lado enfraquecido pela estratégia errada costuma agir de forma descontrolada e vil.Vendo que o terreno esta sendo tomado pelo adversário, começa a sabotar as instalações, a colocar fogo nas reservas alimentares, nos remédios, em tudo.
    .
    Entendam que nossos inimigos tem um jararaca de general esperto e habilidoso no discurso,que consegue manter sua tropa em transe de combate por motivos que os mesmos nem sabem.Apenas o seguem cegamente rumo ao precipício moral.
    .
    Nossos inimigos conhecem nossas fraquezas e as usam contra nós.Mesmo em n° menor fazem estragos pois agem como guerrilhas treinadas para o embate e o combate onde se bate e corre.
    .
    Falta as nossas novas lideranças estratégias de combate.Usar as armas do inimigo contra ele.Evitar a qualquer preço a divisão da tropa.Entender que cachorro com dois donos morre de fome.Temos muitos caciques se opinando e discutindo um rumo vesgo.
    .
    Nosso inimigo mora ao lado.Temos inimigos disfarçados em 35 partidos.Inimigos mortais de nossa democracia.Fingem aliança mas depois de eleitos lutam árduas batalhas para serem reeleitos eternamente.
    .
    Inimigos ocultos a vista de todos.Observem que seus discursos e propagandas mesmo depois de todo esse CAOS continuam os mesmos.
    .
    Uns fingem mudar de partido.Outras nem fingem mais.colocam faixas se vangloriando de feitos que nem algo tenha a ver com eles.Continuam a oferecer engôdos como camisas de futebol,remédios ,consultas e outros badulaques.
    .
    Estamos em guerra.Em uma guerra a informação é uma arma mortal.A contra informação usada em larga escala por meios que até aqui então achávamos que eram confiáveis estão a dinamitar nossa moral.
    .
    Estamos em guerra. Muitas batalhas ainda virão…

  17. Celso Ricardo disse:

    Grande texto, Miranda.
    Amanhã é dia das pessoas verdadeiramente honestas do país darem o passo para enterrar de vez esse desgoverno nefasto e sua presidente fantoche. Aproveitaremos tambem o ensejo e daremos ainda mais força para Sergio Moro e a PF jogar de vez a jararaca peçonhenta numa cela e de lá sair apenas quando ninguém mais se lembrar dele.
    Até amanha!!!!

  18. vileite disse:

    Artigo perfeito como de hábito ! Que a vitória seja nossa !

  19. Acredito que mais uma vez o governo quer ignorar as manifestações das ruas e principalmente a do dia 13/03 e quer blinda todos os comunistas dando o golpe do parlamentarismo que não vai conseguir pois aos poucos o povo brasileiro está cada vez mais acordado o que já deveria ter acontecido bem antes.