DEFINIÇÃO

[ 3 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

                                                  “Não são os homens, mas as idéias que brigam.”
                                                                                                                      Tancredo Neves

Tancredo Neves foi um político brasileiro, patriota e democrata. Segurou o leme da resistência pelas liberdades. liderando ao lado de Ullysses Guimarães, o MDB, e foi eleito, pelo voto indireto, presidente do Brasil. Infelizmente, morreu antes de tomar posse.

Um texto de Vladi Olivier sobre essa tragédia que se abateu sobre os brasileiros sedentos de liberdade, é emocionante. Escreveu Olivier: “Há quase trinta anos me lembro de ter chorado diante do monitor de tevê. Antonio Britto acabava de anunciar a morte do Dr. Tancredo Neves. Recebi aquela notícia num misto de desesperança e abandono cívico. Muitos não entendiam a extensão de minha tristeza”.

Eu também sofri com a morte de Tancredo e aprendi com ele a não levar para o pessoal a questão política. Defendo somente as minhas idéias. Nada tenho contra a pessoa natural de nenhum dos candidatos que disputam a presidência. Meu voto veio sendo construído pela observação, análise e definição. Repito: das minhas idéias não abro mão.

Nestas eleições, sinto renascer na minha consciência o espírito cívico e a esperança de libertar o Brasil da Ditadura dos Pelegos, um infortúnio que afunda a nossa Pátria no mar de lama da corrupção.

Por isto, sinto-me na obrigação patriótica de assumir uma posição de forma incontestável, apoiando-me num enunciado político, acima dos partidos e distante de opções no varejo das ideologias. Faço-o em memória e homenagem ao meu pai, exemplo de patriota, que defendia a unidade nacional para o Brasil se impor como o País do presente, sem empurrá-lo com a barriga grávida de promessas para um futuro virtual.

Papai tinha como modelo Juscelino Kubitschek eleito em 1955, admirando-o pela sua primeira declaração ao assumir o governo expondo um Plano de Metas. JK foi o oposto do que é o PT-governo.

Assiste-se, com o lulo-petismo no poder, a incompetência e a paralisação, sem planos nem credibilidade para cumprir o lema da nossa bandeira “Ordem e Progresso”. Não vê quem não quer, o engessamento nacional. Escandaliza e envergonha constatar-se que o único projeto dos pelegos é a manutenção do poder nas mãos de um grupo corrompido, corrupto e corruptor.

Esta gente acanalhada nos roubou, inclusive, o orgulho de ver o Estado Brasileiro fluindo e circulando no concerto das nações, com áreas prioritárias voltadas para o desenvolvimento econômico, com a Educação em primeiro lugar, e estradas fluviais, ferroviárias e rodoviárias, portos e aeroportos, e produção de energia. É isso que garantirá o pleno emprego, a Saúde e a Segurança.

A política do poder pelo poder nos subtraiu também a alegria de viver, como a que JK trouxe, e que Aécio Neves promete; por isso, dou-lhe um crédito de confiança. Como ele, quero a entrada de capitais internacionais e investimento maciço na indústria e no agro-negócio.

Como Aécio, desejo ter as Forças Armadas fechando nossas fronteiras para o tráfico de drogas e de armas, e garantindo a soberania nacional. Como ele, acredito numa diplomacia confiável pairando acima de ideologias degeneradas, à sombra do grande Barão do Rio Branco.

Esta é a minha definição político-eleitoral. Parece tardia, mas só vejo na vitória de Aécio Neves a materialização deste sonho impresso na História do Brasil. É a História que grava os destinos de uma Nação.

É a História que registra e nos recorda as vitórias do general e cônsul romano Júlio César, na ampliação e consolidação do seu Império, submetendo os helvécios, a confederação belga, os nérvios e os venécios, ufanando-se ao vencer Vercingetórix na decisiva batalha de Alésia. E após o triunfo, proferiu para o mundo uma frase retumbante: “Veni, vidi, vici” (“Vim, vi, venci”).

Este é o grito que os resistentes brasileiros gostaríamos de gritar após eleger Aécio Neves, presidente da República do Brasil!

 

 

3 respostas para DEFINIÇÃO

  1. Tiago Garcia disse:

    ótimo artigo. Gostei.

  2. jose abrantes disse:

    Perfeito e verdadeiro

  3. Malu disse:

    Perfeito, bem isso,com Aecio Neves vemos renascer a esperança de tomar o Brasil de volta.