DA TRANSCENDÊNCIA
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)
Foi-se embora, esvaecendo desde os finais do século passado, a adesão popular aos grandes valores, aos princípios ideais que deveriam reger a sociedade humana; ocorrência que me parece afetar os países subdesenvolvidos como o Brasil.
Nos estertores do pensamento livre, da adesão a uma causa e a um ideal, passamos à estúpida devoção de artistas, a times de futebol e ao “terrivelmente político” – este sempre enganador com protagonistas que lembram Nelson Rodrigues: – “Eu me nego a acreditar que um político, mesmo o mais doce político, tenha senso moral”.
É-me impossível negar, entretanto, que as devoções humanas fazem parte do comportamento habitual das pessoas. A ciência aponta isto na vida anímica de cada um como transcendência, manifestação e modo de proceder nas experiências afetivas acima da razão.
A Transcendência requer um amplo estudo da realidade imaterial, metafísica e irracional; a Psicologia classifica-a como atitudes assumidas perante diferentes situações, na Filosofia, é o conceito de um pensamento inspirador; e, na Religião, refere-se ao divino ou a princípios metafísicos, como a fé.
Como verbete dicionarizado, a palavra Transcendência é substantivo feminino que vem do latim transcēndo, is, di, sum, ĕre, significando “passar subindo, atravessar, ultrapassar, transpor”. É como vê o conhecimento civilizado, uma conduta que vai de encontro à normalidade ou visto como inexplicável.
Assim, o comportamento humano nos leva a experiências sentimentais como nos apaixonar individualmente ou assumir uma atitude coletiva de admiração ou deslumbramento por algum fato ou personalidade. Encontramos exemplos no fanatismo político ou religioso, um estado de espírito que provoca reações que fogem às situações habituais.
Em contradita à religião estabelecida de um Deus com imagem humana, o filósofo Baruch Spinoza nos traz a compreensão de que Deus e a Natureza são dois nomes para a mesma realidade. Para ele, a Natureza é a manifestação de Deus, e tudo o que existe é causa divina.
Também dialeticamente contraditória, encontramos na política a questão da verdade ser ou não necessária, aceitando-se a mentira como princípio comportamental dos que a exercitam. Desconhece a exigência que se faz ao homem público de falar a verdade, um valor superior e respeitável, e não a degenerescência que assistimos e muitos de nós participamos no cenário político.
Com isto, mergulhamos na História da Civilização e recordamos os capítulos relativos à cultura ocidental que registram o fato de que os antigos gregos mediam o tempo pelas olimpíadas e, na velha Roma, pelos consulados; e constatamos no Brasil polarizado dos populistas Bolsonaro e Lula, a fita métrica da civilização passa pela transcendência das paixões dos seus cultuadores.
Apesar do que está estabelecido, há entre nós a convicção de que ocorre algo errado, fora dos trilhos, na conjuntura brasileira; malfeitos que se refletem nas três dimensões do poliedro político dos poderes republicanos.
Fica longe da concepção que a mídia cínica e mercenária nos dá nos programas políticos da televisão, com as teses defendidas pelos festejados “analistas”, “especialistas”, “intérpretes” e “pesquisadores” em apoio aos governantes, revoltando profissionais da imprensa como Dora Kramer, dando um recado; – “Alguém precisa dizer prá Globo que quando a militância entra na redação, o jornalismo sai por outra porta” ….
Algo que a experiência pessoal mostra, rompendo os limites da Transcendência. Nada tem de onírico, fantasioso, ou de hologramas criados pela Inteligência Artificial…. Os erros, insanidades e corrupção num governo, seja de que lado for, devem ser investigados, denunciados e combatidos.
E, como a transfiguração dos políticos da verdade para a mentira vem do palanque eleitoral ao Palácio de Governo, o crime se estabelece entre os corruptores e os corruptos, com a sombra da desonra para os corrompidos….
SERÁ QUE O MUNDO VAI SOBREVIVER?
NÃO É PRECISO SER UM ESPECIALISTA PARA PERCEBER QUE O MUNDO ESTÁ CORRENDO SÉRIO RISCO. A ÁGUA, OS OCEANOS, AS FLORESTA E ATÉ O AR ESTÃO AMEAÇADOS.
RESUMINDO MEU AMIGO MIRANDA!!!
MUNDO EM CAOS.
ATÉ QUANDO?