A ILHA

[ 12 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Aliança para o atraso: Aliança do petismo com o kirchnerismo produziu estagnação, inflação e paralisia do Mercosul” (Editorial do Estadão)

Quando ainda estava no curso primário (primeiro grau) meu professor de Geografia ensinava que a Austrália era uma ilha, e que havia uma polêmica se deveria ser considerada um continente. Os estudos atuais para acabar com as discussões consideram-na uma ‘Ilha-Continente’.

Assim, os alfarrábios modernos registram que a maior ilha do mundo é a Groenlândia, uma imensa massa de gelo perto do Pólo Norte. Isto, do ponto de vista geográfico, porque agora a maior ilha política e econômica é o Brasil, que ficou de fora do acordo estratégico do Transpacífico.

A assinatura do acordo estratégico do Transpacífico de Associação Econômica criou a maior zona de livre comércio do mundo, com a adesão de doze países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Cingapura, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru e Vietnã.

Este aglomerado representa 40% do PIB mundial, fazendo-nos lamentar que a diplomacia nanica do Itamaraty “do B”, chefiado por um comissário bolivariano prefira dar as mãos aos países narco-populistas da América Latina e as ditaduras africanas.

Nossa lamentação só é consolada pela lembrança de que, em boa hora – e a inteligência inegável do povo judeu – o chanceler do Estado de Israel deu esta classificação de “diplomacia nanica” à política externa do PT-governo.

Temos então um paradoxo: a grande ilha Brasil, cercada de incompetentes e/ou ideólogos desengonçados do lulo-petismo, é um anão. Como se sabe, o nanismo é conseqüência de um problema hormonal que não deixa o corpo crescer, é o hormônio da política nacional, a substância da incompetência, da mentira e da roubalheira implantadas pelo lulo-petismo no País.

É a visão estreita e xenofobia que impede o Brasil de se desenvolver como deveria. Vejam bem: Poderíamos compor como país líder da América Latina, o Transpacífico, como faz o Chile, o México e o Peru… Enquanto isso ficamos marcando passo no que o editorialista do jornal Estado de São Paulo classifica de “Aliança para o Atraso”.

Em vez de participar da maior zona de livre comércio do mundo, ficamos entocados como ratos magros no Mercado Comum do Sul (Mercosul), um bloco de mentirinha para dar emprego a diplomatas e viagens a ministros e parlamentares. Nada mais.

A insignificância do Mercosul a nível internacional é tanta que a União Européia já estuda criar tratado de livre comércio e estabelecer laços comerciais a mais de cinco anos. Na verdade, a mendicância ideológica dos países componentes, reflete-se no Brasil, a qualidade mesquinha dos ocupantes da presidência da República, Lula e seu “Poste Falante”, Dilma, falastrona indiscreta, ignorante e “idiomicida”.

O PT-governo nem está aí para cuidar do País e do Povo. Preocupa-se apenas em salvar da condenação pelo impeachment da Presidente que, além do estelionato eleitoral, da leniência com a corrupção, cometeu um grave crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e, em conseqüência, à Constituição.

E enquanto assistimos a esbórnia governamental lulo-petista, China, Índia, Rússia e a África do Sul acenam para uma aproximação com o Transpacífico, mesmo na condição de observadores, pleiteando associar-se ao mercado de 800 milhões de consumidores.

Encontrei a fotografia em grande angular da Ilha Brasil e seu governo ineficiente numa notinha saída da BBC/Brasil, descrevendo a euforia do PT-governo com a adesão da Bolívia ao Mercosul… 0 + 0 = 0!

12 respostas para A ILHA

  1. Essa união , analogamente é o caso BRIC-As, união de pobreza e safadeza sem retorno prático eficaz algum.

  2. tonifigo1945 disse:

    Miranda, o PT consolida a política do Gigante entre Anões” … Somos o Gulliver do Mundo.

  3. É triste, pois sem pensar em partido eu imaginava que Lula só queria elevar a classe baixíssima, mas ele Dilma só pensaram em si próprio! Olha o Pré Sal , pensei Deus presenteou o Brasil com essa riqueza, onde foi parar nos bolsos de um pequeno grupo ! Lamentável!

  4. Chico Dias disse:

    Estamos a mercê de uma ideologia retrógada. Isso aconteceu porque governos anteriores deixou as portas abertas para o oportunismo político ideológico. Governos anteriores não tiveram visão estratégica para um desenvolvimento social sustentável com alicerces numa educação de qualidade. Aliás, a ausência de educação de qualidade hoje,poderá levar o Brasil ser engolido por qualquer bloco econômico. Todo nosso sistema político educacional é baseado no corporativismo e no clientelismo. Toda essa tragédia implantada nos governos anteriores abriu as portas para esse atual governo de desastres. Não sei porque, mas nenhum crítico, ainda fez analogia política de visão estratégica considerando as consequências de falhas dos governos anteriores. Acho que o patrimonialismo sempre falou mais alto em todo história política do Brasil. A elite, outrora, cercada de privilégios e com todos os acessos as informações, com farta mão de obra barata para atender um sistema econômico de baixo desenvolvimento tecnológico, hoje chora segue amargando a falta de competitividade devido ausência de uma mão de obra qualificada. Visão estratégica educacional nenhum governo nesse país continental teve. Agora a porta está aberta para os oportunistas políticos que apenas cultuam o dinheiro e o poder.

  5. Fátima Queiroga disse:

    Quanta sabedoria e lucidez, mestre Miranda. Uma leitura que, além da lembrança das aulas de Geografia, nos remete, ao mesmo tempo, uma profunda tristeza para com a nossa Pátria-Mãe. Quantos desmandos…má gestão, sucessivos escândalos, enfim, esse ex-partidos, conseguiu o que queria em 13 anos: destruir o Brasil, a gente.
    Um abraço,

  6. mauricio de queiroz chelou disse:

    Disse tudo.

  7. Somos os maiores culpados pelo que está acontecendo com nosso imenso País,pois os povos geralmente conseguem sobreviver às maiores confusões que lhes surgem no caminho.

  8. marconi disse:

    ESSE PARTIDO MALDITO SÓ PENSA NO ENRIQUECIMENTO PRÓPRIO,VAMOs PAGAR UM PREÇO ALTO, MUITO ALTO POR TEMOS ESSA QUADRILHA NO PODER.

  9. Foi-se o tempo que o tal do Itamaraty fazia política de estadofala um gradual e eficiente crescimento da nação.

  10. Parabéns. Se continuarmos com o nosso destino atrelado ao Mercosul, com certeza não iremos a lugar nenhum. Isso aqui é o símbolo do atraso. É uma pena.

  11. dea disse:

    É lamentável, infelizmente estamos à mercê dos Marco Aurélio top-top da vida, que tem a mente cristalizada, e pessoas com antolhos não conseguem ver o que é importante para o crescimento do Brasil.

  12. Cesar disse:

    Maior tristeza em ver o Brasil ser sugado e roubado. A institucionalização de tudo que não presta em todos os quadrantes só me faz perder a esperança de ver um Brasil grandioso e próspero, tendo tido o único orgulho de ser brasileiro quando da criação do plano real.