Tom Jobim – Insensatez

Comentários desativados em Tom Jobim – Insensatez
Compartilhar

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PHIe9B5plDI]

Tom Jobim começou tocando violão. Aos 14 anos seu padrasto, Celso Frota Pessoa, levou-o a estudar piano com Hans Joachim Koellreutter. Estudou também flauta, harmonia,orquestração e composição, tendo como professores Lúcia Branco, Tomás Teran, Alceu Bochino, Paulo Silva, Chinkievski e Leo Peracchi. O adolescente começava a ser preparado para o longo e criativo caminho de compositor, arranjador, intérprete e produtor. Pretendia estudar arquitetura, mas sua vocação musical era maior e fez com que abandonasse essa carreira. Ao piano ou ao violão Tom bebeu, ao longo de toda a sua vida, na fonte da velha guarda da MPB, inspirando-se em Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazatreth, Sinhô, Ary Barroso, Pixinhinha e Dorival Caymmi.

No início da carreira trabalhou como pianista de bares e boates cariocas, indo depois para a gravadora Continental, onde transcrevia para a pauta as melodias de compositores que não conheciam música e fazia arranjos para as gravações. Em 1953, teve suas primeiras músicas gravadas pela Sinter:

Incerteza, cantada por Mauricy Moura, lançada em abril de 1953, Pensando em Você e Faz uma Semana, na voz de Ermani Filho, lançada em junho do mesmo ano.

Em 1954, obteve seu primeiro sucesso – Tereza da Praia, em parceria com Billy Blanco, interpretado por Dick Farney e Lúcio Alves. Nesse ano, também em parceria com Billy Blanco, compôs a Sinfonia do Rio dejaneiro. Nessa época teve como parceiros: Dolores Duran, Luis Bonfá, Marino Pinto e, mais constantemente, Newton Mendonça, com quem fez Foi a Noite, Meditação, Desafinado, Samba de uma Nota Só e outras.

A partir da gravação de Desafinado, por João Gilberto, em 1958, começou a definir-se o movimento Bossa Nova, que viria a se tornar internacionalmente conhecido. Tom Jobim foi o grande responsável em dar o alcançe internacional à música brasileira.

Em 1956, Tom conheceu Vinicius de Moraes, que o convidou para musicar a peça Orfeu da Conceição, quando então, escreveu para uma orquestra com mais de 80 instru mentos. A peça foi montada com cenários de Niemeyer, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e a gravação das músicas – entre elas Se todos fossem iguais a você – foi lançada em LP pela Odeon. Este foi o início de uma das mais fecundas parcerias da MPB. A dupla Tom/Vinícius passou a ser conhecida em todo o mundo em virtude do sucesso do filme Orfeu Negro, dirigido pelo francês Marcel Camus e baseado na peça Orfeu da Conceição. O filme recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1959 e o Oscar de melhor filme estrangeiro em Hollywood, EUA.

De 1956 a 1958, ocupou o cargo de Diretor Artístico da Gravadora Odeon. Ainda em 1958, Elizete Cardoso, acompanhada por orquestra e o violão de João Gilberto, gravou o LP Canção do Amor Demais, com músicas suas e deVinícius, entre elas Chega de Saudade – Este LP lançado por João Gilberto, em 1959 – é considerado o ponto de partida de Movimento Bossa Nova.

Para ler mais sobre Tom Jobim, clique aqui.

Fonte: Viva Brasil.com.br

Os comentários estão fechados.