Protógenes é convidado para integrar Ministério do Esporte

Comentários desativados em Protógenes é convidado para integrar Ministério do Esporte
Compartilhar

Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha como delegado da Polícia Federal, foi requisitado pelo Ministério do Esporte para integrar a Secretaria do Futebol. “Eu aceitei. Agora tem que saber se o Daniel Dantas vai deixar”, disse Protógenes ao UOL Notícias.

Protógenes Queiróz

Conforme o ministério, a requisição foi feita porque Protógenes é servidor público experiente e deverá auxiliar a pasta na segurança de grandes eventos. O cargo é um DAS-4, com um salário de R$ 6.843.

Segundo o delegado, o convite partiu do ministro Orlando Silva e depende da liberação por parte da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.

“Fui convidado para coordenar o trabalho de segurança, porque eu já o desenvolvo em outros países. Eu já tinha feito um relatório para a Fifa a respeito da gravidade da violência nos estádios, dizendo que a situação podia se agravar se o ministério não desenvolvesse um programa pra erradicar a violência dentro e fora deles”, disse Protógenes. “E agora recebi a notícia desse convite para desenvolver esse trabalho aqui no Brasil.”

Segundo Protógenes, ele já tem um plano engatilhado para três grandes eventos que irão ocorrer no país – Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. “Continuo como delegado, mas exercendo um cargo na área de segurança no ministério”, afirmou. Já sobre se acredita que será liberado pelo Ministério da Justiça, Protógenes diz: “Do jeito que a Polícia Federal está gostando de mim, acho difícil. Mas se respeitaram a vontade do ministro.”

Protógenes disse ainda que sua experiência com o tema vem de operações como a que desbaratou a Máfia do Apito e prendeu o árbitro Edilson Pereira de Carvalho em 2005, por fraudes no Campeonato Brasileiro, e a Perestroika, operação que investigou a parceria MSI/Corinthians.

No início de setembro, o delegado anunciou filiação ao PCdoB, partido pelo qual deve concorrer nas eleições 2010. O cargo não havia sido definido, mas deve ser para senador. “Três meses antes da eleição, terei que sair do cargo, se, porventura, houver uma exigência da população para que eu me candidate”, adiantou Protógenes, que acredita que a saída não irá prejudicar sua atuação na pasta.

“Já tem coisa pronta, inclusive o plano de segurança da Copa, usado para se candidatar a sede, fui eu que coordenei. Pretendo deixar uma boa contribuição, vou ter praticamente um ano para deixar pronto esse plano”, completa.

Protógenes ganhou projeção por comandar a Satiagraha, operação que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o megaempresário Naji Nahas em julho de 2008. Ele foi afastado da investigação por supostos abusos, como uso irregular de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Fonte: Uol Notícias

Os comentários estão fechados.