Crise

Comentários desativados em Crise
Compartilhar

PIB americano ainda terá novas retrações

 

O PIB americano divulgado hoje veio com resultado melhor que o esperado: retração de 3,8%, mas com a média das estimativa em -5,5%.

 

Mesmo assim, a previsão dos economistas é de novas retrações no 1º e 2º trimestres deste ano, com uma possível recuperação somente a partir de julho.

 

O indicador do PIB de hoje mostrou que o nível de estoques na economia ainda está elevado. Essa foi uma das razões que fez com que a retração fosse menor do que se previa. Mas o problema é que isso significa que a indústria só irá retomar o nível de produção quando esses produtos forem todos desovados. E como o consumo está fraco, isso pode demorar.

 

Menor produção industrial quer dizer menor crescimento do PIB.

 

De acordo com o economista Sérgio Vale, da MB Associados, a recuperação de fato só acontecerá quando a crise de confiança no sistema financeiro for estancada e o pacote de estímulo de Obama começar a fazer efeito.

 

– Desde outubro estamos com uma crise enorme de confiança no sistema financeiro e ela não acabou nem com a chegada de Obama. Então, enquanto fluxo de crédito não for restabelecido de fato, que é o grande canal de crescimento de uma economia, não podemos ter um cenário mais otimista para os EUA – explicou Vale.

 

Fonte: Miriam Leitão

 

Os comentários estão fechados.