CARROSSEL
MIRANDA SÁ (E-Mail: mirandasa@uol.com.br)
“Dançou-se muito no baile da Ilha Fiscal, mas o que os convidados não imaginavam, nem o imperador D. Pedro II, é que se dançava sobre um vulcão” (Veja na História)
Toda vez que registro o rodopio do movimento feminista conquistando espaços na mídia sobre problemas diversos, seja do machismo à ‘cultura do estupro’, fujo ao debate para não provocar parentes e amigas que embarcam neste carrossel…
Vejo, na esteira da minha experiência, que a atuação desse bando minoritário do feminismo é de grupo de pressão do lulo-petismo bolivariano, como são os ‘afrodescendentes’ do movimento negro ‘made in USA’, que imagina racismos de conveniência. E também os meio-ambientalistas de última hora defendendo o mico leão dourado que voltou e se multiplicou na Mata Atlântica.
Não me contenho, porém, ao ver que as mesmas denunciantes da ‘cultura do estupro’ venham defender o Ministério da Ciência e Tecnologia lembrando o Viagra, a droga da ereção, exaltação da potência machista.
O pior dessa agitação barata, foi a exibição de um cartaz referindo-se a Michel Temer – com uma esposa mais nova – como dependente da pílula azul… Já imaginaram se anti-petistas levantassem faixas sobre a hipótese de Dilma ter furor uterino e divorciou-se de um marido impotente?
A exibição manifesta do combate ao estupro veio num dia e, no dia seguinte, aparece a defesa do Viagra levando o extremismo feminista àquele ‘círculo vicioso’ que me inculca desde os tempos em que estudava Matemática.
Foi o matemático francês Henri Poincaré quem primeiro usou a expressão “cercle vicieux” na rejeição das definições impredicativas, que definem um elemento em termos viciosamente circulares. Fora da Matemática, o círculo vicioso é usado com o significado de uma coisa sem fim, um fato permanentemente inacabado, a continuidade de casos problemáticos. E me lembra um carrossel.
Esse brinquedo tradicional dos parques de diversões e festas da do interior diverte muitas pessoas. A embriaguez mecânica dos sentidos é especialmente atrativa para as personalidades epileptoides, fenômeno que nos fascinava quando éramos crianças com gritos de alegria e … Vômitos.
A máquina giratória dos cavalinhos surgiu no final do séc. XVIII, e virou moda na corte francesa, durante o reinado de Henrique IV. A origem do nome ‘Carrossel’ vem de um faustoso espetáculo do tipo torneio, que se promovia na época.
O carrossel tem semelhança com o círculo vicioso, e aparece até num desenho animado brasileiro produzido e exibida pelo SBT e coprodução da SuperToons, adaptado da telenovela mexicana homônima.
Girando sempre, com círculos e círculos, alguns estonteadores, a política brasileira foge dos padrões retilíneos dos países mais avançados. Veja-se o caso atual das delações premiadas: A defesa de Dilma requereu à Comissão Especial do Impeachment no Senado a inclusão das delações premiadas de Sérgio Machado; recebeu efusivos aplausos dos senadores petistas. O pedido foi recusado pela presidência da Comissão.
Quatro dias depois, o senador Aluízio Nunes demandou um pedido idêntico, solicitando a inclusão das denúncias da Odebrecht e da OAS no processo; os mesmos senadores petistas que aplaudiram a medida anteriormente, reagiram com virulência para impedir a juntada da delação de Marcelo Odebrecht.
Trata-se ou não de um círculo vicioso esta contradição petista montada nos cavalinhos do carrossel político? O que se via antes, perdeu-se de vista para ver-se de novo na outra volta… Não é por acaso que os fanáticos defensores de Lula, Dilma e do PT são apelidados de ‘militontos’, resultado da tonteira de girar em torno de Lula.
A rica língua portuguesa registra o verbo ‘valsar’, dançar valsa girando pelo salão. As voltas que os lulo-petistas e seus colaboradores dão na dança da corrupção estão chegando ao fim. Lembram o último baile da Ilha Fiscal.
O sr. pontuou muito bem, parece até que foi tudo proposital, para desviar a atenção do foco central. Lidam conosco como se realmente fôssemos tontos, à mercê de um louco.
Percebi no dia em que conclamaram as mulheres para um ato, quando na realidade era um outro fato, não há como escapar e não ser usada por essa corja de fanáticos.
Num país onde as instituições estão corrompidas, não temos mais como lutar por Justiça.
Postagem excelente, obrigada, abraços
Maria Teresa
O povo não dá crédito mais a essas enganações e não acha a menor graça!É jogar areia nos olhos inutilmente!Parabens Miranda seu artigo meréce nossos aplausos. Muito bom como tudo que você escréve! Tua cultura e inteligência é um presente de muito valor que recebemos! Traduz o respeito que dispensas ao teu leitor!Muito obrigada ! Você nos valoriza com seus artigos excelentes!
A mesmice. É isto que está acontecendo na política brasileira. Ou estes partidos extinguem-se, ou passam a mudar seus atos ilícitos.
Meu desejo e luta é que sejamos cada vez mais contra tais atos e assim exigir que a nossa história de corrupto/ladrão/enganador etc. melhore, dentro e fora do País.
Abraço.
Miranda, estamos lutando para que as mudanças necessárias sejam aprovadas por um Congresso podre Podemos ter esperança que isto aconteça com a nossa atuação nas ruas Dia trinta e um de julho o mesmo povo que pediu o impeachment na Câmara pedirá a sua aprovação no Senado Que Deus nos proteja!
Para mim não é surpresa se aparecer muito mais corruptos no governo de Temer pois tenho certeza da existência deles ainda em todos os lugares.
Como sempre artigo riquíssimo de história, atualidades, personagens, tudo e todos pinçados engenhosamente como o trabalho de um relojoeiro ao fazer uma máquina de escalonar o tempo nos conta cuidadosamente vários acontecimentos.
O que me incomoda é preocupa é que tanto no caso de estupro como no racismo, como homofobia, problemas seríssimos, sendo trivializados e usados como veneno, corrompendo o povo com a noção de que todos têm direitos, sem nenhuma obrigatoriedade a deveres. Assim se existe qualquer cultura a ser denunciada é a da irresponsabilidade.
Escrever com elegância, estilo próprio e cultura transbordante é para poucos como você Miranda! E essa corja do narcolulopetismo dá motivos para milhares de artigos onde o dejavu é próprio dessa OCRIM que se estabeleceu em nosso país e trouxeram prejuízos incalculáveis. Tenho saudades das brincadeiras de criança onde pedíamos “de novo” para continuar as ações físicas e as gargalhadas de felicidade!
Parabéns, Miranda. É isso mesmo, os petistas e bolivarianos não tem “um pingo de vergonha na cara”, como se dizia. É de tanto mentir , de tanto criar cortinas de fumaça. Não cola mais.
Texto bacana, porém gostaria que o senhor justificasse o comentário sobre o último baile da ilha fiscal, com os bons argumentos que o senhor demonstrou durante o texto.
Parabéns, Miranda! Excelente artigo! Muito me alegra o fim dessa “EraMaligna” q assolou nosso País. O povo hoje, esta muito mais consciente. Consegue perceber o que realmente existe, por detrás de “Bandeiras_levantadas”. Ainda bem!
Existe um movimento feminista que se preocupa com o que é relevante, infelizmente as ditas “feministas” do PT são pessoas seletivas, que só bocam a boca no trombone quando é do seu interesse, infelizmente não tem consciência social do que realmente representa e representou aquelas senhoras, lá na década de 60, ao queimaram os soutiens numa demonstração de liberdade. As mulheres do mundo todo ganharam muito com o movimento feminista, mas precisamos avançar ainda mais, não por coisa mínimas, por coisas pequenas e sim nos colocar lado a lado dos homens, como iguais, nunca como pessoas de segunda classe.