Noticiário de interesse geral desta 2ª-feira, 21.jan.13
Para escapar do pibinho: Governo cobra de bancos ampliação do crédito
Depois do fraco crescimento da economia brasileira em 2012, o governo decidiu procurar os bandos privados para pedir mais ousadia na oferta de crédito. A avaliação é que, apesar de terem reduzido os juros no ano passado, os bancos foram conservadores na concessão de empréstimos tanto para consumidores como para empresas. A presidente Dilma tem se encontrado com banqueiros. A equipe econômica defende que a inadimplência, um dos principais argumentos dos bancos para não ampliarem o crédito, se estabilizou. A estratégia inclui ainda preparar a Caixa e o Banco do Brasil para novos cortes em suas taxas de juros.
Obama toma posse e busca acordo contra crise fiscal
Barack Obama tomou posse oficialmente ontem como presidente dos Estados Unidos, depois de uma cerimônia simples na Casa Branca. Hoje ele presta juramento público perante o Congresso e começa, na prática, seu segundo governo com o desafio de melhorar o diálogo com a oposição republicana e evitar o nó fiscal. Outro tema econômico urgente será a discussão sobre os cortes de gastos públicos até 2022. O democrata tenta preservar os programas sociais que os republicanos pretendem enxugar.
Brasileiros que se dizem apartidários já são maioria
Levantamento feito pelo Ibope mostra que 56% dos entrevistados diziam não ter nenhuma preferência por partido em 2012, contra 44% que apontavam inclinação por alguma legenda. Os dados apontam também uma queda na popularidade do PT. Em 2010, último ano do governo Lula, o partido atingiu o auge entre os eleitores, com a preferência de um terço dos entrevistados. Dois anos depois, período que coincide com o julgamento do mensalão, esse porcentual caiu para 24%, maior queda entre as legendas no País.
Em municípios novos, vida não melhorou
A situação de grande parte dos 58 municípios mais novos do país, criados nos últimos 12 anos, mostra que a emancipação não melhorou a vida da população. Nos últimos cinco anos, eles receberam R$ 1,3 bilhão do FPM, fundo repassado pela União, e criaram 31 mil cargos públicos. Mas, em 91% deles, o sistema de esgoto não beneficia sequer um décimo dos moradores; um em cada três não oferece coleta de lixo nem para a metade de seus habitantes; e só 25% atingiram a meta do MEC para o Ideb, o principal indicador da educação básica. As assembleias legislativas do país têm hoje, em tramitação, 418 processos de emancipação.
Perigo do sol para mulheres belo-horizontinas
Nem mesmo o sol escaldante das praias do Nordeste tira o título negativo da capital mineira. Para ter uma ideia, no Brasil inteiro são registrados 68,36 casos para cada grupo de 100 mil mulheres. Em Belo Horizonte o índice sobe para 94,75 casos. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Especialistas explicam que a maior causa é a falta do hábito no uso de protetores solares.
Ficou difícil ganhar da inflação no curto prazo
Para ganhar da inflação em 2013, o investidor dificilmente poderá contar com as aplicações tradicionais. Poupança nem pensar, fundo DI apenas com taxa de administração inferior a 0,19% e CDB somente se ele prometer mais de 100% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI). Se a inflação prevista para o ano, de 5,53%, se confirmar, as opções para alocar reservas de curto prazo ficam extremamente limitadas.
Importação de produtos sobretaxados já caiu 16%
Caiu o valor das compras no exterior dos cem produtos que tiveram elevação do Imposto de Importação. As compras desses itens somaram US$ 1,92 bilhão de outubro a dezembro, com uma redução de 16,4% em relação aos mesmos meses de 2011. Nesse período, as importações brasileiras totais também tiveram queda, mas bem menor, de 1,8%. Apesar dessa redução nas importações, o desempenho não está sendo comemorado.
Comentários Recentes