Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje
TCU confirma que cartilhas de Lula foram superfaturadas – O Tribunal de Contas da União confirmou superfaturamento e pagamento por serviços-fantasmas em contratos para imprimir 5 milhões de cartilhas sobre a gestão Lula, de 2003 a 2005. O desvio chega a R$ 11,7 milhões, segundo o TCU. A defesa de membros do governo diz que o tribunal desconsiderou provas.
Referendo para proibir venda de armas já divide Congresso – A proposta de revisão do Estatuto do Desarmamento a partir de um novo referendo popular, que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pretende apresentar, já encontra resistências no Congresso. Senadores, como o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), defendem um amplo debate antes da consulta. Outros, como Paulo Paim (PT-RS), acham que um acordo entre governo e fabricantes de armas seria mais eficaz.
Oposição deve desistir de buscar o ‘povão’, diz FHC – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende mudança de estratégia para rearticular as forças de oposição. Segundo o tucano, em vez de buscar o “povão”, envolvido pelo PT, é hora de dirigir as ações para as “novas classes médias”. “Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, falarão sozinhos”, aponta FHC.
Plano não pune fraudes na Educação – O governo federal retirou do novo Plano Nacional de Educação a Lei de Responsabilidade Educacional, que teria o poder de punir gestores responsáveis por desvios ou mau uso de verbas no setor.
FMI prevê que déficit do País crescerá – Relatório do FMI prevê que o buraco nas contas externas do Brasil vai crescer até pelo menos 2016, se o governo mantiver a atual política econômica, informa Rolf Kuntz, enviado especial a Washington. O déficit na conta corrente do balanço de pagamentos deve chegar neste ano a 2,6% do PIB e a 3,6% em cinco anos. Os economistas do Fundo também preveem forte inflação no Brasil.
Ninguém segura esse crédito – A ofensiva do governo para restringir compras a prazo, iniciada em dezembro e reforçada semana passada com o aumento do IOF, não surte efeito. Em várias redes de varejo, não houve redução dos prazos de financiamento. Em SP, por exemplo, as vendas já cresceram 6,9% este ano.
Realengo: Quebrado o sigilo do assassino – A Justiça do Rio autorizou a quebra dos sigilos dos telefones (fixos e móveis), de todos os e-mails e do site do Orkut usados por Wellington Menezes de Oliveira, autor do massacre em Realengo. A investigação tenta identificar os integrantes de um suposto grupo extremista do qual o atirador teria feito parte.
Atirador atuou sozinho – O atirador Wellington Menezes de Oliveira será apontado como único responsável pelos 12 homicídios e ao menos 12 tentativas de assassinato na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio, ocorridos quinta-feira passada. Especulou-se que Wellington poderia ter tido ajuda de outras pessoas, mas a polícia descartou essa hipótese.
Costa do Marfim: deposto sai com tapa na cara – Foi humilhante a saída do presidente Laurent Gbagbo, que há dez dias estava entrincheirado na residência oficial, em Abidjã, na Costa do Marfim, e se recusava a deixar o poder, após perder as eleições: ele foi preso por forças do presidente eleito, Alassane Ouattara, com a ajuda da França, e levou um tapa na cara de um soldado.
China compra carne suína e jatos do Brasil – A visita da presidente Dilma Rousseff à China foi marcada por acordos para compra de carne de porco de três frigoríficos brasileiros e aviões da Embraer. Só de jatos Legacy, poderão ser 450.
Muçulmanas desafiam lei do véu na França – A prisão de duas manifestantes marcou o início da lei que proíbe o uso do véu islâmico em locais públicos na França, primeiro país da Europa a adotar a medida. Cobertas dos pés à cabeça, 12 mulheres protestaram diante da Catedral de Notre Dame.
País testará implante absorvível – O Brasil começa a testar daqui a duas semanas um dispositivo bioabsorvível para desobstruir artérias do coração bloqueadas por gordura. O modelo foi aprovado na Europa neste ano. A nova prótese, feita de polímero, é absorvida pelo corpo seis meses depois de ser colocada e pode evitar inflamações provocadas pelo stent de metal, que é usado atualmente.
Peru: Humala fala em ‘muitas concessões’ – O nacionalista Ollanta Humala e Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, já costuravam alianças para o segundo turno presidencial no Peru. Humala se disse disposto a “muitas concessões”. Já Keiko deve ter apoio de eleitores do terceiro colocado na disputa, Pedro Pablo Kuczynski, que integram a classe alta.
Brasília: Depois do temporal, a chuva de prejuízos – Moradores e comerciantes da Asa Norte fazem as contas das perdas com a forte chuva de domingo. Atingida em cheio, a Universidade de Brasília ainda não sabe quanto foi destruído em pesquisas e equipamentos. Estudos de 2009 apontam a necessidade urgente de obras nas galerias pluviais nas proximidades da UnB.
Caixa de Pandora: Durval fica em Brasília e sem escolta – Delator do esquema de corrupção que abalou a cidade, o ex-secretário do GDF se recusou a entrar no Programa de Proteção à Testemunha do governo federal. Ele teria que deixar a cidade e trocar de identidade. Desde ontem, a Polícia Civil deixou de realizar a segurança de Durval, que, a pedido da Justiça, deveria ficar a cargo da PF.
MG descobre 40 ossadas de mastodontes – Pesquisador encontra 40 fósseis de mastodontes que viveram há 60 mil anos em Araxá. A descoberta pode ajudar a explicar, por exemplo, o mistério da extinção desse parente do elefante.
Comentários Recentes