Blog-Jornalismo – Noticiário
Inflação é a 3ª menor desde 1980 = O real forte e a crise, que derrubou os preços de alimentos e levou o governo a cortar impostos; fizeram a inflação pelo IPCA cair para 4,31 % em 2009, a terceira menor desde 1980. A taxa ficou abaixo da meta de 4,5%. Arroz, feijão e eletrodomésticos registraram queda de preços, mas restaurantes encareceram.
Planalto recua e altera texto que irritou militares = Para contornar a insatisfação dos militares, o presidente Lula editou novo decreto mudando o texto sobre a Comissão da Verdade. Saem termos como “repressão política” e “apuração de violações”. Mas ficam outros pontos polêmicos, que desagradaram à Igreja e aos ruralistas. Lula tentou minimizar a crise.
Lula pede vista grossa em obras da Copa = O presidente Lula pediu que as obras da Copa de 2014 não passem por fiscalização nem sejam embargadas por questões ambientais para que não sofram atrasos. A proposta do presidente foi feita na solenidade em que União, estados e municípios dividiram as responsabilidades na organização do Mundial.
O maior custo de vida do país = Reajuste médio de 8% nos aluguéis eleva o IPCA de 2009 em Brasília para 4,92%, a mais alta inflação do Brasil.
Com forte demanda, tarifa aérea sobe 46% em um mês = As companhias aéreas promoveram um forte reajuste de preços das passagens aéreas no fim do ano. Só em dezembro, o aumento de tarifas atingiu 46%, segundo dados levantados pelo IBGE para a elaboração do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Lula abranda Comissão da Verdade = O presidente Lula mexeu ontem no texto do Programa Nacional de Direitos Humanos, para abrandar a Comissão da Verdade. Outros pontos polêmicos, como o controle da mídia e o aborto, permanecem inalterados.
Múltis elevam o tom contra a China = A ameaça do Google de se retirar da China por causa da censura e da ciberespionagem é um sinal da vontade crescente das empresas e governos estrangeiros de renegar o senso comum que definiu décadas de aproximação ocidental: que a China é grande demais e é preciso se acomodar a ela.
Economia da Europa volta a desacelerar = “A Europa está de novo na rota do desastre”, disse ao Valor Heiner Flassbeck, o economista-chefe da Agência de Desenvolvimento da Onu (Unctad). Para ele, no cenário atual, a Europa está mais na expectativa de se beneficiar do crescimento nas economias emergentes, para exportar mais, do que de ser um fator de estímulo para essas economias.
Comentários Recentes