Há mais coisas no ar…

[ 1 ] Comment
Compartilhar

Caças: FAB se nega a mexer em relatório

A Aeronáutica não aceitará mexer no relatório técnico em que concluiu que o caça sueco Gripen, da Saab, é o melhor entre os concorrentes do programa FX-2. O ministro Nelson Jobim (Defesa) negocia com a FAB um texto que não seja tão conclusivo, para reduzir o desgaste político da escolha do Rafale francês.

Recomendação de compra de aviões suecos foi constrangimento 

O vazamento do relatório para a imprensa foi interpretado pelo Planalto como uma derradeira tentativa da Aeronáutica de constranger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já manifestou sua preferência pelo caça francês Rafale, da empresa Dassault

Decisão sobre caças da FAB será política, afirma Amorim

O chanceler brasileiro Celso Amorim, que participa hoje de seminário em Paris ao lado do presidente Nicolas Sarkozy, disse que a decisão sobre a compra de 36 caças para a FAB será política, não “puramente militar”.

‘É um avião que não existe’

O ministro da Defesa francês, Hervé Morion, disse que não dá para comparar o caça francês com o sueco, “que não existe”. “Sem querer ofender ninguém, podemos comparar uma Ferrari como o Rafale com o Gripen, que é um Volvo?”.

Lula encerra a discussão

A reportagem do Valor Econômico apurou que o presidente Lula mantém sua intenção de escolher o projeto francês: “Ou tem acordo com a França ou não tem caça”, resumiu fonte ligada às negociações para a compra dos aviões.

Uma resposta para Há mais coisas no ar…

  1. Humberto de Luna Freire Filho disse:

    Esse presedenet não passa de um mau caráter. Quer aparecer.