Crise

Comentários desativados em Crise
Compartilhar

A crise vai afetar fortemente a economia brasileira e o país só vai conseguir sair dela com a recuperação da economia mundial, o que só deve ocorrer de forma efetiva em 2010. A previsão é da MB Associados, que em seu comentário quinzenal revisa para baixo a projeção do crescimento do PIB ao fim de 2009, de 2% para 1,2%. Para o último trimestre do ano passado, na margem, a previsão de queda de 1,9% continua.

Segundo o relatório da MB, como todas as notícias da economia mundial não são boas, vai ser difícil o mundo, e o Brasil, saírem da crise este ano. Para 2010, a consultoria projeta um crescimento do PIB de 3,5% a 4%, “com a hipótese relevante de que a crise esteja minimamente encaminhada”.

Em relação à balança comercial, a consultoria acredita que o saldo vá cair para cerca de US$ 13,4 bilhões em 2009, com queda das exportações (13%) e das importações (8,3%), “fruto principalmente do crescimento mundial e brasileiro mais fracos, a despeito da depreciação do câmbio”. Para a MB, as importações devem cair menos que as importações porque o crescimento médio brasileiro será maior que o crescimento médio mundial.

 

Fonte: Miriam Leitão

Os comentários estão fechados.