Falta de decência e excesso de mau-caratismo inocentam Renan
Já está mais do que provado que na renúncia do senador Sibá Machado à presidência do Conselho de Ética do Senado, estão impressas as impressões digitais de Renan Calheiros. Com isso, os paladinos da corrupção, acreditaram recuperar a ofensiva da defesa, agora sob a presidência do senador goiano Leomar Quintanilha. Em apoio a essas intenções vem a mudança de postura de Lula da Silva, que passou a defender abertamente Renan levado por dois medos, um) dos dossiês de Renan e 2) de ver um oposicionista na presidência do Senado. Lula faz discursos e instrumentaliza a bancada petista na defesa de Renan.
Vai ser fácil para a líder da bancada, Ideli Salvatti,assumir essa posição obscena, pois na primeira reunião do Conselho que pautou o processo do PSOL contra Renan fez um discurso histérico pedindo o imediato arquivamento do processo, e sugeriu na maior cara de pau que a inocência do Presidente do Senado deveria ser aprovada pela unanimidade dos conselheiros. Mas vamos e venhamos, não será fácil controlar os companheiros Augusto Botelho e Eduardo Suplicy, cuja postura moral impede-os de seguir a flexibilidade de Ideli. Aliás, não foi por acaso que Lula da Silva lamentou a indicação de Suplicy para o Conselho, conhecendo como conhece a honestidade do Senador paulista.
A priori não se pode acreditar que o presidente Leomar e o relator Renato Casagrande – se aceitar o cargo – se transformem de uma hora para outra em subservientes ao anti-princípio da improbidade. Leomar e Casagrande, apesar de alinhados na base de sustentação do PT-governo, não deixarão de ver as inúmeras provas contra Renan. O comportamento de ambos não pode se igualar ao do Pelego-Presidente que com total falta de caráter diz, referindo-se o Presidente do Senado: “Todos são inocentes até que se prove o contrário. O julgamento tem que ser feito com lisura para que não se cometa nenhum erro em nenhuma de nossas instituições”. Lula quer mais do que saber que seu aliado é íntimo de um lobista, para quem destaca verbas do Orçamento? Quer saber mais do que os documentos falsificados? Que Renan sonega o Fisco? Só falta de decência e excesso de mau-caratismo levam Lula da Silva a inocentar Renan.
Comentários Recentes