Arquivo da tag: Salvador Dalí
Salvador Dali

St. Peter's in Rome (Explosion of Mystical Faith in the Midst of a Cathedral), 1960
Salvador Dali (11-5-1904, 23-1-1989)
Foi um dos maiores representantes da vanguarda surrealista. Nos finais dos anos 20, instalou-se em Paris, onde aderiu ao movimento de André Breton. Naqueles anos, definia sua pintura como o produto do método paranóico-crítico, inspirado nas teorias freudianas. As representações adquirem um tom basicamente onírico, no seio do qual se encontram associações freqüentemente surpreendentes de objetos cotidianos descritos com grande minúcia técnica e formas compositivas originais. É esse o caso de obras como A Persistência da Memória (1931), em que se destaca a presença de relógios moles, ou Presságio da Guerra Civil (1936).
A influência da pintura metafísica é evidente em muitas de suas composições. Também colaborou em alguns filmes, como Um Cão Andaluz (1929) e A Idade do Ouro (1931), de Luis Buñuel. Nos anos 40, instalou-se nos EUA, país no qual, além de produzir pinturas de temática histórica e religiosa, finalizou ilustrações de livros, desenhos de joalheria e cenografias e guarda-roupas teatrais. Seu interesse pelos efeitos visuais está patente em obras como “A Cadeira” (1975). Em 1974, inaugurou o Teatro Museo Dalí de Figueres, onde está exposta, num contexto físico preparado por ele próprio, parte da sua obra.
Fonte: NetSaber.com.br
- Salvador Dalí
- Comentários desativados em Salvador Dali
- Tweet This !
Salvador Dalí – Cannibalism of the Objects

Cannibalism of the Objects, 1937
Salvador Dali nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha), região que foi também uma espécie de pano de fundo para grande parte de sua obra. Tornou-se uma figura popular com aqueles bigodes enormes. Era artista e showman na divulgação da própria obra.
Filho de um prestigioso tabelião, estudo escola pública (Colégio Salle). Começou a estuar desenho quando tinha 13 anos. Em 1919 participa de uma exposição de pintura. Em 1922 obtém o reconhecimento da Associação Catalã de Arte e no mesmo ano matricula-se na Escola de Belas Artes de Madrid, onde fica até 1926 conhecendo Frederico Garcia Lorca, Luís Brunuel.
Vinha de uma família sólida de classe média. Era rodeado por amigos ricos e cultos que incentivavam Dali e o mantinham bem informado sobre os desenvolvimentos no mundo das artes.
- Salvador Dalí
- Comentários desativados em Salvador Dalí – Cannibalism of the Objects
- Tweet This !
Comentários Recentes