Situação cubana

Comentários desativados em Situação cubana
Compartilhar

Morte de dissidente abre onda de prisões em Cuba

Dezenas de opositores que tentavam ir ao velório do dissidente Orlando Zapata Tamayo, morto após quase três meses de greve de fome, foram detidos ontem ou mantidos em prisão domiciliar. Os EUA, a União Europeia e entidades como a Anistia Internacional protestaram contra a situação que levou à morte de Zapata, e pediram a libertação dos presos políticos.

Encontro ofuscado pela morte

A visita do presidente Lula a Fidel Castro foi esvaziada pela morte de um símbolo da luta pela democracia na ilha de Cuba: Orlando Zapata, que fazia greve de fome.

Lula lamentou a morte de Zapata, mas criticou dissidentes e negou ter recebido carta de prisioneiros cubanos. Já o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou que “há problemas de direitos humanos no mundo inteiro”.

Enquanto isso, na Venezuela …

Em relatório de 300 páginas, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada à OEA, acusa o governo do presidente Chávez de adotar práticas típicas de países totalitários, como limitações à liberdade de expressão e de mídia, perseguição a opositores e manipulação do sistema judiciário.

Os comentários estão fechados.