Reação ao ataque dos trolls

Comentários desativados em Reação ao ataque dos trolls
Compartilhar

Blogueiros debatem criação de código de boas maneiras
Por Juliano Barreto (Caderno de Informática da FSP)

Há algo de podre na blogosfera, a massa de páginas pessoais que deve chegar aos 100 milhões de sites até o final deste ano, segundo o Gartner.
A interação entre autores e leitores, uma das marcas dos diários, transformou-se em veículo para que descontentes e galhofeiros perturbem meio mundo.
Impulsionados pelo anonimato oferecido pela internet, os agitadores abusam do espaço para críticas, ofendendo autores e desviando o foco de discussões.
Esse tipo de arruaceiro ganhou o apelido de troll -uma criatura mitológica de má fama- e passou de caçador a caça.
Para o criador do Br-Linux.org, Augusto Campos, que faz a mediação de discussões em torno do software livre desde 1996, a figura do troll pode ser exemplificada por um velho conhecido.
“Você deve lembrar do Pedro de Lara, jurado de programas de auditório. O papel dele era sempre discordar, falar o oposto dos outros e nunca ser convencido, ceder ou mesmo tentar convencer o público com argumentos. Ele só falava alto e repetia”, diz Campos, que lançou a campanha “Não alimente os trolls”.
Nos EUA, o incômodo causado pelos comentaristas desbocados chegou ao extremo.
Em abril deste ano, uma autora de livros sobre programação foi ameaçada de morte, ficou traumatizada e deixou de blogar.
O caso gerou comoção entre gurus da web, como o criador da Wikipédia, Jimmy Wales, resultando na gestação de um Código de Conduta dos Blogueiros, que está em fase adiantada de produção e é aberto para colaborações de qualquer usuário.
“As pessoas têm visões diferentes sobre o que é aceitável em um blog. Por isso, procuramos assegurar que o Código possa ser adaptável para que o máximo de pessoas possa usá-lo. Assim, a comunidade do blogging.wikia.com fez rascunhos que podem ser seguidos por quem concorda com eles”, diz Angela Beesley, uma das líderes da iniciativa.
O criador do veterano blog nacional BlueBus.com.br, Julio Hungria, acredita que o Código ajudará a conter o comportamento dos trolls. “Alguns acham perigoso definir quem vai dizer o que é um “comportamento aceitável”, mas, ainda assim, fico com a necessidade de estabelecer princípios que organizem e dêem contorno às manifestações de leitores e de blogueiros.”
Independentemente da adoção do Código, os blogueiros já se armaram para conter os comentários inadequados.
São técnicas para a confirmação que inibem os anônimos e publicam apenas aquilo que o autor do blog deseja. Nas próximas páginas, você verá o tamanho da bagunça que os trolls andam fazendo e vai conferir como ativar a proteção em seu blog.

Os comentários estão fechados.