Parlamentares ganham siderúrgica para o Ceará

Comentários desativados em Parlamentares ganham siderúrgica para o Ceará
Compartilhar

Foram derrubados os obstáculos que impediam a implantação da usina siderúrgica Ceará Steel. O maior opositor do projeto, José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobrás, que se negava a fornecer gás a preço subsidiado foi derrotado pelo grupo liderado por Ciro Gomes, ex-ministro da Integração Nacional. O ajuste foi decidido pelo presidente Lula da Silva, que determinou a Gabrielli atender a demanda dos cearenses.

Conforme declarou o governador Cid Gomes, do Ceará, mediador do processo reivindicatório e irmão de Ciro, o entendimento entre as partes está concluído e a solução encontrada para o preço do gás subsidiado atende ao interesse da Ceará Steel. Esta empresa não conta com a simpatia, nem tem a participação da Petrobrás; é um investimento da sul-coreana Dongkuk com a italiana Danieli e a brasileira Vale do Rio Doce, estimado em mais de US$ 800 milhões.

Valeu a pressão dos parlamentares cearenses. Lula da Silva apoiou o projeto, apesar da contrariedade de Gabrielli e do recurso à Justiça impetrado pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS, para impedir que a Petrobrás forneça gás a preço subsidiado. A senadora Patrícia Saboya, uma peça-chave na articulação junto ao Presidente, declarou que Lula irá noticiar a instalação da siderúrgica na próxima visita que fará a Fortaleza.

Os comentários estão fechados.