Para recordar filmes clássicos

Comentários desativados em Para recordar filmes clássicos
Compartilhar

O SALÁRIO DO MEDO (1953)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KWY77rqoBoI]

Neste thriller, quatro homens vivendo em uma situação precária num vilarejo da América do Sul recebem uma oferta tentadora financeiramente, porém perigosa. Eles devem atravessar o país com dois caminhões carregados de explosivos e levá-los até um poço de petróleo. 

 

Elenco:

Yves Montand, Charles Vanel, Véra Clouzot, Peter van Eyck, Folco Lulli, William Tubbs, Darío Moreno, Jo Dest, Antonio Centa, Darling Légitimus, Luis De Lima 

 

Direção: Henri-Georges Clouzot

Roteiro: Henri-Georges Clouzot e Jérôme Géronimi, baseado em livro de Georges Arnaud

Produção: Raymond Boderie e Henri-Georges Clouzot

Música: Georges Auric

Fotografia: Armand Thirard

Desenho de Produção:

Direção de Arte: René Renoux

 

Premiações:

– Ganhou o BAFTA de Melhor Filme.

– Ganhou o Grande Prêmio do Festival e uma Menção Especial (Charles Vanel), no Festival de Cannes.

– Ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim.

 

 Curiosidades:

– O Grande Prêmio do Festival de Cannes, ganho por O Salário do Medo, é o equivalente da época à hoje chamada Palma de Ouro.

– Em seu lançamento nos Estados Unidos O Salário do Medo sofreu um corte de 21 minutos. As cenas cortadas mostravam os interesses comerciais dos Estados Unidos na exploração da América Latina.

– Refilmado como O Comboio do Medo (1977).

 

 

 

Os comentários estão fechados.