Nova intervenção do PSOL na luta contra a corrupção

Comentários desativados em Nova intervenção do PSOL na luta contra a corrupção
Compartilhar

O deputado Chico Alencar, líder do PSOL na Câmara Federal, encaminhou à Receita Federal pedido de investigação das declarações de Imposto de Renda dos senadores Joaquim Roriz e Renan Calheiros. Na próxima semana será enviada uma queixa-crime ao Ministério Público Federal e um mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal. O objetivo dos integrantes do PSOL é assegurar meios que garantam as investigações contra os dois parlamentares denunciados por corrupção.

“Vamos dar um prazo para o Conselho de Ética do Senado se constituir como órgão autônomo até a semana que vem”, disse Alencar, que denuncia uma ação organizada no Senado para entravar o Conselho, impedindo-o de funcionar e votar as representações contra Roriz e Renan. “O caos tem nome, chama Renan Calheiros.” Como se sabe, Renan é acusado de usar dinheiro da empreiteira Mendes Júnior, para pagar despesas pessoais, como pensão alimentícia e aluguel à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento. A denúncia contra Roriz é a participação numa partilha com Tarcísio Franklin Moura, ex-presidente do Banco de Brasília, de dinheiro de origem incerta. Esta transação criminosa está gravada em escutas telefônicas autorizadas judicialmente.

O PSOL quer a investigação e o julgamento dos dois casos. Mas para evitar que isso não ocorra preparou duas ações distintas, a queixa-crime junto ao Ministério Público e o mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal contra os dois senadores.
Na luta contra a corrupção o PSOL vem realizando manifestações em vários estados do Brasil, com bastante repercussão em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, que repetiram o desempenho da militância em frente ao Congresso Nacional, utilizando um boi-bumbá dourado com a marca “RR” –iniciais de Renan e Roriz.

Os comentários estão fechados.