Natal e Selic

Comentários desativados em Natal e Selic
Compartilhar

Vendas de Natal devem ajudar na queda dos juros

 

As vendas do Natal podem ajudar na queda da Selic já na primeira reunião do Copom de 2009. O motivo é simples: mesmo subindo em relação a 2007, as vendas do comércio foram menores que as esperadas pelos comerciantes. E com sobras, as lojas não vão precisar repor o estoque e muitas devem antecipar promoções, o que não vai pressionar a inflação. Segundo o economista-chefe do Banco ABC, Luiz Otávio Leal, o crescimento nas vendas deve ficar entre 3% e 5%, quando o comércio esperava uma alta de 5% a 10%.

 

– O que se esperava vender e o que foi vendido é que faz a diferença. O comércio começa 2009 estocado, e fazendo promoções. Não vai precisar repor o estoque com o dólar mais alto. Para a inflação é positivo, porque não repassa o câmbio elevado para o preço. Para a atividade é ruim. O próximo ano não deve começar com o desespero de outubro e novembro, mas com o marasmo deste mês de dezembro.

 

Com as promoções para zerar o estoque do comércio em janeiro, está aberto o espaço para que o Banco Central comece a redução de juros já na primeira reunião de 2009. Até porque, os indicadores mostram que a inflação, ao menos por enquanto, não é problema. O IGP-M divulgado hoje fecha o ano em 9,81%. Mas o índice estava em 15,12% em julho, a maior taxa desde 2003.

 

– Cada vez mais se consolida a idéia de queda nos juros, sem parecer complacência com a inflação – diz Luiz Otávio Leal.

 

Neste caso, uma redução nos juros ainda ajudaria a atividade industrial, que vai começar 2009 patinando.

Fonte: Miriam Leitão

Os comentários estão fechados.