Míriam Leitão comenta

Comentários desativados em Míriam Leitão comenta
Compartilhar

Segunda deve abrir com acordo pronto

Tudo leva a crer que a segunda-feira os mercados vão abrir com esse tranquilidade: o acordo deve estar pronto porque no domingo de manhã a informação é que ele estava sendo redigido.

A negociação melhorou o projeto e além disso permitiu que a democracia americana mostrasse sua musculatura. O Congresso não se deixou aprisionar pelas ameaças do Executivo de que a decisão tinha que ser instantânea.

O pior momento foi a ida para a Casa Branca, onde, por culpa dos republicanos o fator eleitoral contaminou a negociação provocando o fracasso da quinta-feira.

Esse acordo final ao qual se chegou agora é quase o mesmo que estava pronto na quinta. Foram incluidos um sistema de fiscalização do uso do dinheiro, um programa de prevenção de novas ações de despejo, em alguns casos o governo receberá ações das empresas que socorrer e havérá limite aos salários dos super executivos dos bancos que receberam ajuda do governo.

Os democratas cederam e abriram mão da tentativa de mudar a lei de falência. E o governo cedeu da sua proposta original que era dar ao secretário do Tesouro todo o poder para usar os US$ 700 bilhões, sem qualquer fiscalização, nem qualquer contrapartida por parte dos bancos socorridos.

Foi uma longa negociação final com os democratas praticamente acampados na sala da presidente da Câmara Nancy Pelosi, e os republicanos com o secretário Paulson na sala do líder da minoria. E os papéis circulando pelo Congresso de um ou outro ponto no meio da noite.

Os comentários estão fechados.