MAXFIELD PARRISH
Maxfield Parrish, pseudônimo de Frederick Parrish (1870 – 1966) foi um ilustrador e pintor do romantismo estadunidense. Das suas obras, todas elas focando temas ou figuras mitológicas, as mais conhecidas são Amanhecer e Os Portadores de lanternas (Daybreak e The Lantern Bearers em inglês, respectivamente).
O pintor, oriundo dos EUA, iniciou os seus estudos como arquiteto, interrompendo-os em 1892. No ano de 1900, contraiu tuberculose, sofrendo, posteriormente, de uma ruptura nervosa. Depois de diversos aconselhamentos médicos, rumou até às praias no Lago Saramac, onde iniciou um vasto percurso na pintura a óleo.
Este brilhante percurso culminou rapidamente com a excelente técnica do pintor, usando este cores brilhantes e vivas, não esquecendo os dourados e as ondulações, típicas da Arte Nova.
Depois de sucumbir à doença novamente, rumou ao Arizona e completou a sua formação a nível do desenho. Viajou, após tal período, novamente para a Europa, junto com uma comissão. A sua carreira estava feita. Em 1966, com 95 anos, Maxfield faleceu, deixando para trás uma carreira de muitos sucessos e espantosas glórias.
Comentários Recentes