Interferência indevida
Rebelião na Receita
A interferência sistemática do governo na Receita acaba de produzir uma crise sem precedentes nesse órgão cujas eficiência e integridade dependem da autonomia.
Receita exonera mais seis e amplia expurgo
O secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, avançou na tarefa de substituir os funcionários ligados à administração de sua antecessora, Lina Vieira. O expurgo continuou ontem com mais seis exonerações, e os substitutos devem ter perfil técnico. A crise fez funcionários da Receita em vários Estados pedirem demissão – só em São Paulo foram 20.
Governo nega crise e Lina diz que houve ‘perigoso recuo’
Depois do pedido de demissão de 12 nomes da cúpula da Receita Federal em protesto contra a demissão da ex-secretária Lina Vieira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou a crise: “Demissões? Que demissões?”. Em nota, Lina Vieira afirmou que a demissão coletiva foi um “perigoso recuo” e criticou a substituição em massa de dirigentes da instituição.
Mais demissões pioram crise na Receita
Num agravamento da crise na Receita Federal, cerca de 60 funcionários em postos de chefia em 5 de 10 superintendências regionais avisaram a seus superiores que deixarão suas funções.
A Receita diz que há cerca de 300 cargos de confiança
Apenas no Estado de São Paulo, com 42% da arrecadação nacional, foram aproximadamente 30 demissões. A debandada ameaça paralisar fiscalizações, autuações e liberações nas alfândegas.
Comentários Recentes