Idas e vindas para fazer Conselho de Ética funcionar

Comentários desativados em Idas e vindas para fazer Conselho de Ética funcionar
Compartilhar

A saída de Sibá Machado da presidência do Conselho de Ética, que recebeu no plenário do Senado homenagens, lisonjas e adulações, umas sinceras, outras hipócritas, proporcionou nos porões da política a carnavalização da ética e do decoro parlamentares. Dei uma olhada na TV – Senado: tive arrepios ao ver na mesa diretora, cercando Renan Calheiros, os senadores Idely Salvati, Valdir Raupp, Romero Jucá e Wellington Salgado. Logo em seguida a secretária Serys Serissalenko leu a indicação de Almeida Lima para a presidência do Conselho! Esse atrevimento impudente só não nos chocou mais porque antes ouvimos a palavra segura e corajosa do senador pernambucano, Jarbas Vasconcelos.

Jarbas, uma hora antes, analisou a radiografia da farsa armada na tentativa de absolver Renan Calheiros, pelo PMDB dele, de Sarney, de Roriz e de Romero Jucá. Não precisou de firulas oratórias nem ourivesaria sofística. Apenas mostrou a falta de vergonha daqueles que controlam o PMDB isolando e afastando um dos ícones do partido, Pedro Simon. O Senador gaúcho é sempre uma garantia de seriedade à frente de qualquer instituto republicano; mas eles não querem seriedade no trato da coisa pública porque vivem de intrigas, tramóias e trapaças.

Não dá para saber se é para enfrentar ou coonestar a fraude, mas os tucanos resolveram disputar a direção do Conselho indicando seu líder, Arthur Virgílio para o cargo. E em nome de uma frente ampla, acenam com o nome de Aloizio Mercadante para a relatoria… Virgílio afirma que o propósito dos tucanos é resgatar o Conselho de Ética do golpe dado pelos renanzistas pressionando e obrigando Sibá Machado a renunciar. A bancada do PSDB diz contar com número suficiente de votos para eleger seu candidato, dispondo-se inclusive a pedir o apoio do PMDB. A Nação inteira torce para que o Senado não apodreça em vida; seria melhor que fosse sepultado na reforma política…

Os comentários estão fechados.