História – há 64 anos…
22/07/1944 – Encerrada a reunião de Bretton Woods
A Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas de Bretton Woods, Nova Hampshire, promoveu grandes expectativas em torno do futuro do sistema econômico mundial, até então, regido pelo padrão ouro de troca. Simbolizando a construção de uma nova ordem econômica, estabeleceu a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD).
Propôs medidas para assegurar estabilidade monetária internacional e restringir a especulação com as moedas mundiais, esperando-se coibir novas falências coletivas como a Grande Depressão (1929). Representando o Brasil, o Ministro das Finanças Arthur de Sousa Costa, sentenciou na sessão de encerramento: “As duas instituições que resultarão do trabalho de Bretton Woods são a expressão do êxito obtido pelo esforço concentrado sobre um único objetivo – que a felicidade seja distribuída através da face da terra.
Através do FMI será permitido enfrentar as crises temporárias, pelo uso de saldos igualmente transitórios, que poderão ficar disponíveis em outros países. Através do BIRD estará guarnecida a cooperação de longo alcance… Os países que possuem maiores recursos à sua disposição colaborarão para assistir os demais, aumentando assim a riqueza de todos”.
Os órgãos mundiais pelo desenvolvimento
A fundação do FMI e do BIRD fizeram parte da estratégia para a reconstrução do mundo no pós-guerra. Complementares, foi delegado ao primeiro auxiliar os governos a sanarem suas balanças de pagamento. Ao banco, coube a injeção de fundos em ações e programas incentivadores do desenvolvimento.
Desde então, os órgãos mantém seus papéis, frequentemente criticados pelos critérios e formas de atuação: o FMI acusado de usar uma receita única para todos os países; e o BIRD de não dar atenção aos problemas humanos e ambientais em seus projetos.
Fonte: JB/CPDOC

Comentários Recentes