História – há 55 anos…

Comentários desativados em História – há 55 anos…
Compartilhar

29/05/1953 – O homem chega ao topo do Everest

“A bandeira britânica está desfraldada na cumiada do mundo, a uma altura de 8.820 metros do Monte Everest, que jamais foi pisada por um pé humano”. Jornal do Brasil

Num feito inédito, Edmund Hillary, apicultor da Nova Zelândia e Tenzing Norgay, guia sherpa-nepalês, integrantes de uma expedição britânica, conquistaram uma das maiores ambições humanas: o topo do Monte Everest, o pico mais alto do mundo, situado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibet.

A prova de superação durou aproximados quinze minutos, tempo em que se cumprimentaram pela realização, desfraldaram as bandeiras das Nações Unidas, da Grã-Bretanha, do Nepal e da Índia, fizeram oferendas aos deuses da montanha e respiraram oxigênio de garrafões, antes de iniciar a descida. O triunfo da escalada aconteceu um século depois da montanha asiática ter sido identificada como teto do mundo pelo procurador-geral da Coroa Britânica na Índia, e após inúmeras expedições terem fracassado ao longo do caminho.

A missão coincidiu com os festejos ingleses em torno da coroação da Rainha Elizabeth II. Hillary e Norgay foram aclamados heróis, símbolos da persistência humana. Era a sétima tentativa do sherpa e a segunda do neozelandês.

A vez do triunfo brasileiro

No dia 14 de maio de 1995, o paranaense Waldemar Niclevicz e o fluminense Mozart Catão tornaram-se os primeiros brasileiros a conquistar o topo do Everest, escrevendo uma importante página na história do esporte nacional.

A façanha foi realizada pelo norte da montanha, no Tibet. Dez anos depois, Waldemar repetiu a aventura. Dessa vez sem a presença de Catão, morto em uma avalanche durante uma escalada no Aconcágua em 1998. Foi na companhia de Irivan Burda que Waldemar levou a bandeira brasileira a tremular pela segunda vez no topo do mundo.

Fonte: CPDOC/JB

Os comentários estão fechados.