História – há 181 anos…
01/10/1827 – Inaugurado no Rio de Janeiro o Jornal do Comércio, o segundo mais antigo do Brasil.
Há muitos anos a palavra “Comércio” deixou de ser grafada com dois “m´s”, mas o jornal carioca que traz a expressão em seu título insiste em manter a grafia original. O motivo? A continuidade da tradição de um dos diários mais antigos do país, o Jornal do Commercio (JC).
A recusa em mudar, no entanto, restringe-se ao nome, pois, nestes 180 anos de circulação ininterrupta, o JC já passou por várias reformulações, em sua linha editorial e também no design.
Em 1827, ano de sua fundação, o periódico era praticamente o único jornal do país e, por isso, tinha conteúdo bastante “eclético”. Com a chegada de outros grandes jornais, como Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, o JC teve de se reformular.
A mudança fez com que o periódico se voltasse mais para a economia e, hoje, seus únicos concorrentes são o Valor Econômico e a Gazeta Mercantil, o que não deixa se ser um páreo duro de enfrentar.
“Temos nossa tradição de mercado, mas isso não é um peso para nós. Somos um jornal econômico que dá também atenção à parte jurídica e à de leilões. Somos referência nesta área de leiloaria. Mas, a divisão do mercado é uma realidade, então corremos atrás para atender sempre as exigências de nossos leitores”, disse o presidente do JC, Maurício Dinepi, em entrevista ao Portal IMPRENSA.
Atualmente, o JC tem tiragem de 35 mil exemplares, edições locais em São Paulo (SP) e Brasília (DF) e um público formado majoritariamente por profissionais do ramo econômico, jurídico e de leilões, com idade acima de 25 anos.
Sua equipe é formada por 317 funcionários, sendo que cerca de 90 são jornalistas. Entre os articulistas que já contribuíram – ou ainda contribuem – para o jornal, estão nomes famosos do passado e da atualidade, como Barão do Rio Branco, José de Alencar, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Austregésilo de Athayde, José Sarney, Santiago Dantas e Carlos Heitor Cony.
Fonte: Portal Imprensa
Comentários Recentes