ÉTICA

[ 10 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Uma ética e uma filosofia são muito importantes na criação de uma atmosfera mental adequada” (Aldous Huxley)

Fico muito triste ao confessar que após ter acumulado mais de 70 anos de experiência direta, acho que está difícil viver atualmente no Brasil; mas ir para onde? Como? E mesmo que pudesse, acho um absurdo, sem necessidade ou ser obrigado morar fora da minha Pátria. Já ensaiei isto, passando um tempo na Europa, onde a saudade me dominava, sofrendo até por falta de suor…

Assumo, porém, o direito de reclamar. A falta de conduta ética entre os brasileiros, induzida pelos agentes políticos, é uma epidemia que se espalha por todos seguimentos sociais que veem no comportamento das altas esferas do poder, um exemplo a ser seguido.

Os desvios, os erros, vacilações e até mesmo as ações corruptas de um governo constituído por uma associação política arrogante e totalitária se refletem sobre as massas estimulando a violência e o banditismo.

Um governo e o partido dominante não têm Ética – a palavra destinada a medir o procedimento humano nos seus atos pessoais e públicos – produzem o que assistimos e o que nos revolta. Por que é a ética que imprime o equilíbrio e o bom funcionamento social em defesa da cidadania.

A palavra vem do grego antigo ‘ethos’ (caráter, modo de ser de uma pessoa), usada por Aristóteles, discípulo de Platão, no conceito filosófico destinado ao estudo do comportamento humano, sua disciplina, motivação, distorção e seus reflexos na sociedade.

Na apreciação da Filosofia moderna, a Ética é uma ciência cujos princípios revelam os valores morais de uma sociedade e seus seguimentos. Por isto, cria exclusividades destinadas a classes sociais e modos de produção criando, por exemplo, ética educacional, ética esportiva, ética empresarial, ética jornalística, ética médica, ética profissional (trabalho), ética na política, etc.

É aí que a porca torce o rabo… Os princípios que norteiam a Ética não podem ser impostos pela lei. Devem nascer da formação cultural, da educação doméstica e escolar e, de certa maneira, das noções de justiça social.

A adoção da Ética no regime republicano e na democracia adotada pela consciência e disciplina individual das cidadãs e dos cidadãos, deve guiar-se pelas virtudes cardiais, prudência, justiça, coragem e temperança.

A ética política pressupõe um Estado forte que não permita o descumprimento da lei, que pratique, exija e mantenha a defesa da coisa pública, o que infelizmente não corresponde no Brasil aos seus governantes.

Será dificílimo implantar tal comportamento numa realidade antiética, oposta aos ideais de moralidade e de obediência às leis. O sistema de governo tem à frente a presidente Dilma, cínica, incompetente e mentirosa, manipulada por um pelego ilusionista, amoral e desonesto.

Por ressonância magnética o que se vê no governo do PT é a desonestidade dos pelegos campeando e o resultado que é transmitido mundo afora é a mulher de um ministro pelada, mostrando que para o lulo-petismo, além de dólares na cueca, vemos também a bunda de fora…  Diante disso, 93% dos brasileiros inconformados com este estado de coisas, querem dar um fim ao sistema lulo-petista através do impeachment de Dilma Rousseff.

Esta exigência patriótica tem relação com o sonho de construir uma supraestrutura imanente das aspirações nacionais, libertando-nos da sinistra e degradada Era Petista trazendo aquela ‘atmosfera mental adequada’ para nosso desenvolvimento civilizatório e econômico.

 

 

 

 

10 respostas para ÉTICA

  1. Brilhante artigo caro Miranda.
    Assino embaixo de tudo, pois cansei de ser enganado por este desgoverno mentiroso.
    #tchauquerida

  2. Neide Saconi disse:

    Você não está sozinho, lamento terrivelmente o patriotismo patético que norteou minha juventude, com certeza nasci na América errada, hoje constato que o que tanto critiquei nos EUA agora admiro. Brasileiros sem ética, sem dignidade e sem coragem de se auto defenderem, completamente subjugados a uma ideologia LuloPetista, que prega e vive a corrupção, que levou o país ao fundo do poço em todos os setores da vida social ,e que não vejo força moral e coragem suficiente para reverter esse quatro a médio prazo, lamento ter vivido neste pais .Mesmo agora mudando o governo, é um paço necessário, mas lutar contra grupos de interesse vai exigir competência, coragem, e persistência, vou pagar para ver. Parabéns ,gostei muito do seu artigo .

  3. S. Lincoln disse:

    Realmente, Miranda… “é aí que a porca torce o rabo”… A comunistalha sem princípio (por princípio) cuidou de promover a deseducação e tratou de assassinar a moral, matar DEUS e phoder com a família, além de eliminar o patriotismo. Enfim, Miranda, você tem a mania de se superar… Magníficas as três últimas linhas que compõem o fecho do artigo. Parabéns!!

  4. Você expressa o sentimento dos brasileiros que não aceitam esse tipo de enganar a população dando esmolas 15 pra eles 85 pra mim ! Lembrei do Sen. Malta que não se envergonhou de dizer que apoiava o PT pq achava que eles iriam fazer um governo diferente de prosperidades e eu te confesso pensava o mesmo .Hoje milhões de brasileiros estamos assim , com um sentimento de ódio, revolta ! Se levam a sério os caminhos poderiam ser outros . Vamos lutar para que as apurações das eleições sejam ao vivo já que tem a TV Senado e não de portas fechadas ! Amei seu artigo !

  5. VALÉRIA FERNANDES disse:

    A grande verdade…a palavra ÉTICA… não faz parte dos estatutos partidários. .. da conduta dos nossos “Pseudos Representantes”…Nem em momentos de transição do IMPEACHMENT…nossos Agentes Públicos. ..Não se comportam de forma adequada…parece um bando de debochados. ÉTICA É uma palavra que não se usam e não fazem jus…Nas Casas de Leis. Parabéns pelo artigo.

  6. Solange disse:

    Belo artigo como sempre. O problema do brasileiro em sua maioria é q quer se dar bem. Não importa se isso vai lesar alguem ou ferir alguem. Ética, bom senso, educação, vem de berço. Se temos um governo corrupto e ladrão e as pessoas sem educação básica, acha q é normal…..segue a linha. Estamos num país q “desde Cabral que todo mundo rouba”. Eu ensinei meus filhos e eles aprenderam bem pq eu tive berço, tive educação e todos os principios de moral, de ética, bom senso.
    Dia desses comprei 1k de banana maça e deixei na fruteira, dois dias depois fui comer e vi q me cobraram errado, cobraram uma banana mais comum. Fotografei e fui no supermercado e disse q queria pagar a diferença pois comi banana maçã e me cobraram caturra….ao invés de R$1,38 eu devia pagar R$5,60…..o cara do mercado me olhou como se eu fosse louca…….

  7. Como sempre, brilhante meu amado amigo, soh eh o q mais falta neste brasiuuue também, e mais algumas coisitas,e, acredito q o q nos aguarda, também, nao serah lah muito bom…LUZ

  8. alvesalces disse:

    “Os princípios que norteiam a Ética não podem ser impostos pela lei. Devem nascer da formação cultural, da educação doméstica e escolar e, de certa maneira, das noções de justiça social.”. Miranda Sá…
    Em última análise nas entrelinhas da sua Encíclica SPE SALVI… Bento XVI, papa de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, afirma que essa ética que necessita de boa índole e indispensável formação educacional… Fazem do Marxismo a maior das Utopias.

  9. Di Bianchi disse:

    “Se uma atitude resulta em falta de ética e existem provas de que houve danos a pessoas ou patrimônio, os nomes daqueles envolvidos estarão sempre ligados a este acontecimento, repercutindo negativamente em sua trajetória profissional.

    A ética é uma exigência a qual não pode ser separada da vida pessoal e profissional, é uma urgência de grande valor nas relações humanas, e deve reger a vida de todo profissional. Precisamos entender que ela não é uma utopia, mas uma afirmação diária de cada um em qualquer meio onde esteja inserido, basta colocá-la em prática.”

    Extraído do artigo de Juliana Fukuyama

  10. marisol disse:

    Tá díficil viver no nosso Brasil! Seu artigo é perfeito! Adorei! Queremos um outro Brasil pra viver! Que seja livre deste governo Ptralha!