Epidemia da Gripe “A”
Governo cede e libera tamiflu
Com 92 mortes confirmadas de gripe suína no país, o governo federal mudou as regras de atendimento a pacientes. Médicos particulares agora poderão receitar o Tamiflu, antiviral de alta eficácia contra a doença se administrado nas primeiras 48 horas após os primeiros sintomas da gripe. Mas esses profissionais também assumirão a responsabilidade pela indicação para casos que não sejam graves ou de grupos de risco. A decisão do Ministério da Saúde atende a uma recomendação de especialistas reunidos em Brasília. Infectologistas aconselham a aplicação do remédio em crianças e adultos com sintomas de contaminação — febre acima de 38 graus, gripe e dor de garganta —, mesmo sem a confirmação por meio de exames detalhados.
Saúde muda forma de atendimento da gripe suína
O governo prepara novo protocolo para atendimento de pacientes com suspeita de gripe suína. O objetivo é ampliar as recomendações aos grupos de risco, principalmente grávidas. Mais 18 mortes foram confirmadas ontem no País.
Governo compra 18 milhões de doses de vacina contra a gripe suína
O Ministério da Saúde decidiu que qualquer médico pode prescrever o remédio para o tratamento da nova gripe, que será fornecido pela rede pública. Mas o ministério quer deixar claro que o médico será o responsável pela indicação do remédio.
PE tem primeira morte pela gripe
Vítima do vírus H1N1 era uma mineira de 17 anos que estava internada no Prontolinda. Número exato de mortos nos País é incerto, mas estaria entre 82 e 103. Álcool em gel, usado na higiene das mãos, sumiu das prateleiras no Recife.
Rio ganha R$ 296 milhões para saúde
O Ministério da Saúde, em parceria com o governo estadual, anunciou a liberação de R$ 296 milhões para a saúde pública do Rio de Janeiro. A verba será usada em hospitais públicos e na construção e manutenção de 46 novas Unidades de Pronto Atendimento em 22 municípios.
Comentários Recentes