Egberto Gismonti – Dança das Cabeças
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=RI4uZ9J402U]
Filho de pai libanês e mãe siciliana, Gismonti nasceu em 1947 na pequena cidade de Carmo, fronteira de Minas com Rio de Janeiro(Carmo é nome do selo que Egberto mantém há mais de uma década).
Ele começou a estudar piano com cinco anos, depois foi a vez da flauta e clarinete e quando adolescente arriscou com o violão. Passou uma temporada em Paris onde desenvolveu sua técnica com a professora Nadia Boulanger.
Depois da estadia francesa, Egberto voltou ao Brasil e começou a gravar sua obra dentro da temática brasileira e tocou com Airto Moreira e Flora Purim.
A longa e frutífera associação de Gismonti com a ECM começou em 1976, quando ele gravou o aclamado “Dança das Cabeças”, junto com o percussionista Naná Vasconcelos, só voltaram a gravar em 1985 com o álbum “Duas Vozes”.
Projetos posteriores trouxeram a Gismonti as colaborações de Jan Garbarek, Collin Walcott, Ralph Towner e Charlie Haden, com quem ele gravou o simples e singelo álbum, Folk Songs.
Em 1981, ele realizou Sanfona, Com o grupo Academia de Danças, e um álbum solo: retratos de um artista, de dois ângulos diferentes.
Nos anos noventa, os álbuns Infância e Música de Sobrevivência registraram a evolução do grupo, que, em ZigZag, está reduzido a um trio, com Nando Carneiro, Zeca Assumpção no baixo e Gismonti nas guitarras de 10 e 14 cordas e piano.
Fonte: Clube do Jazz
Comentários Recentes