Crise
Queda da produção abre espaço para corte de juros
A produção industrial ruim vai abrir um grande espaço para que o Copom reduza ainda mais os juros na próxima reunião. Esta é a expectativa do mercado depois da enorme queda na atividade em dezembro. E é, também, um dos motivos para a alta da Bovespa hoje – às 15h13min, a bolsa marcava alta de 1,77%.
– Que a produção de dezembro vinha ruim, todo mundo sabia, mas não tanto como saiu. E, mesmo negativo, o número teve um lado bom, pois a leitura é que o Banco Central vai ter mais espaço para reduzir os juros na próxima reunião do Copom – disse o economista-chefe da Ágora Corretora, Álvaro Bandeira.
Por aqui, as ações da Vale e da Petrobras, as mais negociadas na Bovespa, estão em alta, o que ajuda a impulsionar a alta. Além disso, saiu, nos Estados Unidos, o índice de vendas de casas pendentes, indicador que sinaliza as vendas de imóveis nos próximos dois meses. Ele teve alta de 6,3%, quando o mercado esperava alta de 0,5%. Isso melhora o humor lá fora e, consequentemente, na bolsa brasileira. Segundo o blog do economista Marcelo Voss, da Liquidez, este indicador foi o primeiro a sinalizar o esgotamento da pirâmide do subprime quando apresentou recuo por seis meses consecutivos entre fevereiro e julho de 2006.
– Eu acho que o mercado vai, devagar, mudando de patamar, indo um pouco mais para cima. Até subir efetivamente, veremos situações de melhora como a de hoje, com indicadores que impulsionam o mercado – contou Bandeira.
Fonte: Miriam Leitão
Comentários Recentes