outubro 23, 2009
Comentário (II)
SUCESSÃO PRESIDENCIAL
O Ibope mostra que Serra voltou a crescer, está com 41%, e Dilma patina empatada com Ciro Gomes (17% a 16%), Marina Silva tem 9%. A situação de Dilma é complicada. Se o PT aborta a candidatura de Ciro Gomes José Serra pode ganhar no primeiro turno. Se a candidatura do cearense neo-paulista é mantida Dilma pode não chegar ao segundo turno, já que tem o carisma de um abacate e uma antipatia espantosa que faz com que a gente a deteste a primeira vista. Se Lula deletar a candidatura de Ciro pode fazer um favor enorme a Serra. O ideal para o PT é a manutenção dessa candidatura, mas tomando medidas para que Ciro não cresça. A lógica, e o histórico de deslealdade compulsiva do PT, sugerem que a candidatura de Ciro será estimulada e sabotada.
Há um ano atrás o mercado político não dava a mínima bola para a candidatura de Ciro e hoje Ciro é o principal protagonista no tabuleiro eleitoral. Em julho do ano que vem,ocasião que serão seladas as alianças eleitorais, o cenário eleitoral poderá ser outro.Os anseios das ruas, detectados através das pesquisas, é que irão dizer o melhor caminho a seguir.
A última pesquisa do IBOPE confirma que a candidatura de Ciro apresenta mais competitiva que a da ministra Dilma. É só analisar as intenções de voto quando o candidato do PSDB passa ser o Aécio ou no embate direto entre Ciro e Serra no segundo turno.
Todos nós, que estamos acompanhando o processo eleitoral de 2010, sabemos da boa relação entre Ciro e Aécio. Se os petistas continuarem rejeitando a candidatura de Ciro, este poderá se aliar o Aécio, e neste caso a eleição se decidirá no primeiro turno. Unir forças políticas para acabar com esta disputa entre os tucanos paulistas e os paulistas petistas, só faria bem para a jovem democracia brasileira