Balança comercial
Embarque até 2010 é tentativa de melhorar saldo
O governo anunciou hoje outra medida para tentar fazer estatística e aumentar os resultados de exportação. Agora foi o Conselho Monetário Nacional (CMN), ao prorrogar o prazo de embarque para produtos que serão exportados e que estejam vinculados aos ACCs. Agora, os contratos de câmbio em andamento terão até 31 de janeiro de 2010 para que seus produtos sejam embarcados. Na prática, o que o CMN estára permitindo é que um produto que for embarcado só em 2010 já poderá entrar na estatística de exportação agora, se fizer ACC.
O governo continua tentando melhorar os números da balança comercial, só que esta medida adianta pouco. Não é por falta de exportação que não está tendo ACC, é por falta de crédito em dólar para os empresários. Falta crédito no mercado. E falta demanda lá fora para os produtos brasileiros.
A última medida, é bom lembrar, foi a estapafúrdia decisão do MDIC e da Fazenda de exigir a licença de importação para inúmeros produtos, o que preocupou os exportadores, como tratamos aqui no blog, que dependem das importações para produzir. Depois da chiadeira geral, o governo recuou e revogou a decisão. Era o mínimo que deveria fazer com uma medida que não serviria para nada.
Fonte: Miriam Leitão
Comentários Recentes