Artigo: Modo petista de governar: Petrobras e Plano Real afundam

[ 5 ] Comments
Compartilhar
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Para quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir não sabe se não quiser, a conjuntura econômica brasileira submerge num pântano da inaptidão, irresponsabilidade e inconseqüência.

Os números (que não mentem jamais) preocupam e indignam as pessoas de bem deste País, mostrando uma inflação agravando-se, superando os 6% – conforme dados do Boletim Focus, do Banco Central.

Todas as previsões do Senhor Mercado vão de mal a pior e mesmo as grosseiras camuflagens do Ministério da Fazenda não conseguem esconder a piora e grande parte da responsabilidade governamental por esta deterioração das probabilidades de, ao menos, deixar como está…

E está tudo muito ruim. O desapontamento dos que torcem pelo crescimento econômico vem de um feixe de motivos além da inflação: contas correntes do balanço de pagamentos em prejuízo, a queda das projeções para o minúsculo PIB e as complicações que a Petrobras nos traz.

Depois de anunciada triunfalmente por Lula da Silva, a auto-suficiência do petróleo mostra-se como mais uma mentira do contumaz ex-presidente. E vieram com demagogia barata, outras simulações e fraudes com o petróleo.

É inesquecível o milagroso pré-sal, empurrado em nossas cabeças com uma maciça propaganda de muitos milhões de reais. Faz seis anos mais ou menos que foi anunciado virtualmente, o determinismo profético de que as reservas oceânicas abarrotariam os cofres do Estado Brasileiro.

Alguém do PT-governo chegou a falar de que o petróleo extraído no pré-sal iniciaria uma nova era para o Brasil produzindo a “maior capitalização da história do capitalismo” com a venda de R$ 107 bilhões em ações da Petrobras na Bovespa.

A triste realidade nacional apresenta um quadro invertido. E muito triste: Os atuais dirigentes da Petrobras admitem que a empresa se encontra “em deplorável estado financeiro”. Não precisava nem ouvi-los, por que o balanço do ano passado trouxe a significativa baixa de 36% dos lucros, e uma queda de 65% do valor patrimonial.

Isso me inspirou a fazer um plágio de bela composição de Gonzaguinha: “Eu sei que tudo poderia ser bem melhor, e será, mas desde que o povo não delira: É mentira, é mentira, é mentira…”

Não seguindo este imperativo patriótico, os lulo-petistas caem em estado de delírio, com olhos cegos e ouvidos moucos, crendo na cegueira do fanatismo que Lula nunca soube, não sabia e nem sabe de nada…

Não se pode dizer a mesma coisa do Poste que ele elegeu, a búlgara Dilma Rousseff, que atuou em quase todo governo de Lula – quando foi enaltecida em prosa e verso como gerente emérita do Brasil. É fácil recorrer à memória: Dilma, antes de ser a presidenta, foi presidente do Conselho de Administração da Petrobrás.

Era ministra das Minas e Energia quando assumiu a direção do Conselho e lá não fez apenas figuração; deu pareceres e deliberou, tomando gosto pela coisa, tanto, que quando foi para a Casa Civil manteve o posto.

Assim, os efeitos cênicos e os devaneios foram acompanhados de perto por Dilma, vivendo e atuando de dentro, nos laboratórios que criaram o imaginário que a propaganda governamental desenvolveu.

Talvez lá, junto com os pelegos que privatizaram para si próprios a empresa, a Presidenta (com o “a” exigido no final) aprendeu e gostou dos truques contábeis que maquiam hoje a economia brasileira.

Os cidadãos e cidadãs com acesso à informação não desconhecem esta situação, que levou a Petrobras, fruto de tantas lutas nacionalistas, a cair para o penúltimo lugar no ranking do setor petrolífero, e deixou a Colômbia assumir a liderança que ocupava na América Latina.

Eu escrevi todos os cidadãos e cidadãs com acesso à informação? Não, por que há a vergonhosa exceção dos políticos que dizem fazer oposição ao desastroso modo petista de governar. Com raríssimas exceções não se vê um tucano ou demo denunciar, protestar, pelo menos lamentar esse conjunto de circunstâncias.

E se acumpliciam emudecendo. Deviam ouvir Confúcio: “Saber o que é correto e não o fazer é falta de coragem”.

 

5 respostas para Artigo: Modo petista de governar: Petrobras e Plano Real afundam

  1. Lelezinha disse:

    Resumindo a Ópera,Miranda, tenho que concordar com meu marido quando diz que,”a pior desgraceira que poderia ter acontecido ao Brasil,(e aconteceu), foi esse incompetente Lula da Silva e seus asseclas terem tomado de assalto os cofres do nosso país”!

  2. WANDER disse:

    ESSES VIRA LATAS DO PSDB..

    VALEU. LULA. FUDEU ESSES FDP

  3. Ajuricaba disse:

    Décadas se construindo uma empresa gigante e trabalhando pela estabilidade econômica e a corja destroi por inteiro

  4. Felipe disse:

    O Brasil está no pior dos mundos: governo incompetente e oposição covarde!

  5. pebrapebra disse:

    Esse governador Eduardo Campos é cabra macho de verdade… eita pernambucano arretado. Não é?
    Os petistas lulistas reclamam da mídia, ficam contado, recontado histórias do tempo de antigamente, apostando na onipotência de Lula que também está sendo investigado pelo seu suposto envolvimento no esquema do mensalão petista, contando histórias e até inventando fatos novos sobre a sua importância, uma verdadeira encenação populista em pleno século XXI.
    Pelo que sei o Governador afirmou enumeras vezes que não conversará ou comentará sobre eleições em 2013, só em 2014. E inclusive disse que é um aliado que quer ajudar, quer somar. Qual é o medo? Será que aliança política na cabeça dos petistas lulistas é um código de obediência autoritária, totalitária? A projeção psicológica é gritante. Não podem confiar porque devem saber muito bem que não merecem confiança.
    Quem sabe daqui até as próximas eleições o governo Dilma tenham tempo de colocar a economia no eixo outra vez. Colocar no eixo não significa camuflar dados conjunturais e estruturais macroeconômicos. A mídia encarca no PT, PMDB, Lula, mensalão, aliança PT-PMDB porque são governo. É isso aí. Estamos de olhos bem abertos. Assim sendo encarcam também nos rumos da economia do governo Dilma.
    Os petistas se desesperam, começam a defender os condenados do mensalão, defendem também a falta de ética e moral dos PMDbistas que elegeram um senador ficha suja para presidir a casa… engolem uma corda longa, e continuam engolindo… morrendo de medo do puxão. Vai a cadeia de radio e TV para se auto promoverem com a redução da tarifa de energia, mas já na semana seguinte vem com um aumento da gasolina. Sem querer querendo ou não começam a se abrirem, mostrar suas caras de verdade, se deixando vulneráveis… fazendo apologia à ignorância, à impunidade, à corrupção. Não sabem para onde ir. Cercado pelos três poderes da república, mas estão em casa, graças a Deus!
    A mídia lança uma pergunta no ar sobre quem tem medo de Eduardo Campos e os petistas quase todos ao mesmo tempo respondem… “nós petistas e lulistas lógico”. E eles juram de pés juntinhos que são a curva Tamburello, a última coca cola do deserto. É a própria fragilidade inserida dentro de uma regime populista sustentado pela propaganda política enganosa, falsa. Usando termos ofensivos como esse “PIG” como uma tentativa de usar o povo brasileiro contra nossas instituições de direito democrático… como ocorreu também sobre a incitação de fazer o povo ir contra a nossa suprema corte de justiça. Para mim qualquer regime, partido que use dessa prerrogativa, são golpista… por isso também apelidei o PT como PTG – partido dos trabalhadores golpista.
    E assim os petistas lulistas vão agindo sem responsabilidade constitucional, sem medir as consequências para com eles mesmo. Assim também eles mesmos vão deixando Eduardo Campos passar o ano de 2013 na mídia nacional. E para eles ainda é tudo culpa da mídia que dizem ser golpista, mas a mídia brasileira não esconde nada, tudo que é dito por eles é colocado na impressa, nem mais nem menos. É José Dirceu com os braços erguidos chamando a militância para a guerra, Lula falando com a mídia através de recados… tudo devidamente bem coberto por uma mídia de primeiro mundo civilizado e democrático. O próprio presidente dos petista já começou algo nessa linha propositiva de trabalho. O próprio ex presidente Lula já diz está desejoso de ver a página virada desse episódio do mensalão petista, lógico sem ele dentro. O que eu acredito para eles voltarem a prestar mais atenção ao partido dos trabalhadores. O que eu chamo por “The Brazilian New Labour Party”.
    De minha parte sigo torcendo de verdade para que o governo Dilma consiga desenvolver uma política de sustentabilidade consistente de desenvolvimento econômico, social e civilizatório brasileiro, mas para isso ocorrer de verdade, Lula e seu PT tem que estar bem distantes. Ao meu ver, qualquer que seja a mínima aproximação, pitaco, palpite, interferência de Lula e seu PT no governo da frente de coligação popular, governo Dilma… até mesmo a mínima menção do PT elevar Lula a categoria de candidato a presidência da república em 2014 ou em 2018… a oposição partidária e extra partidária, aliados ou não, lutarão com todas as forças contra essa megalomaníaca presunção de perpetuação no poder de Lula e seu PT. Isso é o que entendo e chamo por forças ocultas de nossa lógica republicana… a união dos três poderes da República Federativa Brasileira. Em outras palavras: trabalho, trabalho e trabalho, urgente e urgentíssimo nas obras da construção de nossa infraestrutura, “onde for all”… além da construção lógico da atitude cultural psico cognitiva que não somos mais um país pobre do terceiro mundo subdesenvolvido, ou seja, educação, educação e educação. Infelizmente Lula e seu PT em suas arrogâncias, prepotência e soberbas de ganhar eleições sempre, usando até expressões grosseiras, de baixo nível e incentivadora do uso da violência, como “morder a canela” dita pelo ex presidente Lula, na busca por votos e aliança política, infelizmente deixou para segundo, terceiro ou quarto plano a variável estrutural que deveria ter vindo sendo construída em paralelo com a expansão do consumo interno… ou expansão do crédito. Não posso categorizar se essa janela é passado. Espero que ainda haja tempo. Vamos trabalhar e torcer… ao mesmo tempo vamos nos educar, vamos estudar, nos preparar, nos qualificar.
    Lula todavia não apareceu em público para se explicar e prestar um respeito, elegância e nobreza de espírito ao Povo Brasileiro antes tão devoto a ele. Também não posso categorizar se essa janela é passada. Na minha visão há de haver um tempo recomendado para quem deseja virar a página aparecer para dar as devidas explicações ao Povo Brasileiro que um dia o elegeu.
    Lendo “Casa Grande & Senzala” de Gilberto Freyre podemos observar, depois de tudo, a nossa formação político sócio cultura somado lógico ao surgimento da organização sindical de Lula. É a nossa realidade. Realidade também é afirmar que a organização do Partido do Trabalhadores provou que não tem o mínimo de know how, conhecimento técnico, qualificação, preparo, cabeça, intelecto… para levar a cabo essa alavancagem infraestrutural brasileira somado a isso, também passar bons exemplos de educação sócio civil constitucional ao Povo Brasileiro… pela simples verdade que os petistas lulistas não conseguem pensar além das fronteiras do partido doutrinalista stalinista petista.
    Não detesto ninguém… já votei inclusive até em Lula, só acho que Lula e seu PT, na conjuntura que se apresentam, são nocivos ao Povo Brasileiro… a perpetuação de Lula seria um retrocesso… acredito que temos que nos mantermos unidos contra qualquer que seja a mínima possibilidade que isso aconteça… acredito que os petistas fazem jogo duplo, melhor, têm dupla face… se encontrarmos o mínimo de possibilidade dessa verdade agora… significa que eles já estão lá na frente… acredito que Lula possa se lançar sozinho candidato em 2014 mesmo contra todos os aliados… ele e seu PT. Ao meu ver essa seria sua única oportunidade de consolidar sua perpetuação no poder, e lógico pelo voto. E isso é mau, muito ruim, porque o político governante que assim pensa e usa a fragilidade de seu povo para tirar benefício próprio e para o seu partido, por ambição de poder, vaidade e megalomania, com certeza não está bem intencionado. Todos temos ego e vaidades, mas só os bem educados é que conseguem controlá-los. Isso se chama civilidade. Infelizmente, depois de muitos estudo investigativos, ter ouvido muitas falas, discursos… o caso do Recife… essa é a minha projeção e conclusão. Pensei até comigo mesmo que poderia haver duas (três, quatro…) esperanças: a investigação de Lula nos casos de corrupção para buscar a verdade do mensalão petista; as nossas forças ocultas constitucionais (a união dos três poderes); e Eduardo Campos como um aliado próximo da presidente Dilma para tentar conter essa loucura petista da forma como pensam em manusear a coisa pública como se fosse propriedade petista, que não é. E também, porque não? como um presidenciável.
    Sobre FHC o pai do Real. Pai desse nosso dinheiro chamado por Real, “Brazilian Real”, de valor monetário constante desde os tempos antes de Lula, que temos em nossos bolsos… que os petista estão ajudando a destruir com a volta da inflação. FHC da revolução nas telecomunicações e telefonia móvel… esses celulares que carregamos em nossos bolsos… que os petistas lulistas gostam mas usam maliciosamente como mote de campanha eleitoral… esse é o homem que os petistas lulistas se referem sempre ofensivamente, esse Senhor de idade porém aparentando muita saúde e vitalidade. Esse homem que basicamente fez Lula presidente da república deixando o país no trilho da responsabilidade fiscal que os petistas lulistas acabaram com sua lógica através do inchaço da máquina governamental… esse Senhor que eu nunca ouvi, ou li, ou assisti, alguma que seja ofensa para com os petistas lulistas. Digo sempre, soberba é pecado capital. Deus castiga. Os petistas lulistas se não mudarem o discurso, eles mesmos estarão se condenando. Nada pode ser tão mais importante do que o nosso Brasil, nosso Povo, nossa nação. Nosso próximo. Nem mesmo Lula e sua megalomaníaca presunção de perpetuação no poder. Nem mesmo o PT. Pelo contrário seria um retrocesso nunca antes visto na história do Brasil do Real de FHC.
    O real, o telefone celular que todos nós temos guardado em nossos bolsos e até os telefones residenciais de nossas casas, é legado de FHC… o resto foi Lula que fez… mais reais no bolso por exemplo… agora tudo política econômica populista para basicamente querer comprar o voto do Povo Brasileiro… agora Lula terminou esquecendo da estrutura, da infraestrutura… infelizmente, sem essa estrutura, tudo que foi conquistado com a estabilidade da moeda e a expansão do consumo pode ser perdido dentro desse ano de 2013. Acredito que todos já devam estar sentindo a pressão inflacionária… indo bem pertinho, no supermercado por exemplo. Dessa forma podemos simplesmente retroceder. O Real é um legado estrutural deixado por FHC, a acessibilidade fácil aos meios de comunicação também é um outro legado estrutural deixado por FHC combinado lógico com a expansão do consumo de Lula… E o legado de Lula? Seu governo está sob análise e também ele próprio está sob judice, não é verdade? populista todo mundo sabe que ele é, agora vamos ver se sua expansão do consumo e seus projetos assistencialistas muito bons, conseguiram ou conseguirão alavancar estruturalmente a realidade populacional brasileira, reconhecendo assim o seu legado… eu pessoalmente e como um economista creio que sim… mas de concreto mesmo, o legado de Lula, hoje, até agora, é o mensalão petista. A apologia à ignorância também… o populismo barato característico de países do terceiro mundo subdesenvolvido também. E até também esse risco de perdermos tudo que conseguimos conquistar no passado incluise realizações do próprio Lula. Será que para Lula e o seu PT isso faz alguma diferença para o seu projeto autoritário e totalitário de perpetuação no poder?
    É inacreditável observar em pelo século XXI jornalistas analisando política como se fosse uma ciência exata. Fazendo uso da retórica. Política é uma ciência social e como tal deveremos observar as conjunturas sociais e políticas sob esse aspecto. A retórica não faz um presidente. Não podemos generalizar que todos os políticos sejam obcecados por dinheiro, vaidade e poder… há muitos políticos honestos que colocam o seu senso de responsabilidade para com suas obrigações e lealdade constitucional, responsabilidades para com sua nação e o seu povo, em primeiríssimo lugar em sua ordem de prioridades.
    Na realidade não é Eduardo Campos o cavalo de troia, pelo contrário, ele está se mostrando um verdadeiro aliado do governo para ajudar no desafio de se ganhar o ano de 2013. Um aliado do governo pelo Brasil, pelo Povo Brasileiro como deve ter sido acordado com a formação da aliança governista. Não creo que o Governador de Pernambuco tenha alguma acordo firmado com Lula sobre sua perpetuação e de seu PT no poder. Eduardo Campos vem inclusive mostrando claramente ao governo que se precisa pensar Brasil antes de se pensar em eleições. Não vejo Eduardo Campos com ambições pessoais de poder, quer seja para ser presidente ou vice presidente, que ultrapasse o seu senso de trabalho pelo Brasil e por Pernambuco. Agora se o PT não pensa dessa forma, não é culpa de Eduardo Campos, nem tão pouco podem querer obrigar, ou intimidar, ou ameaçar, ou sei lá o que esse povo pode ter na cabeça, o Governador a pensar da forma petista de governar e de poder autoritário e totalitário… aí seria a completa prova da arrogância, prepotência, soberba, ignorância, egomania, megalomania, até do sinal de perigo, dos petistas lulistas. A projeção psicológica petista é tanta que eles desconfiam até da própria sombra. Simplesmente não conseguem enxergar mais além… por que? muito simples… porque não pensam Brasil. Pensam só e exclusivamente só neles, nem nos partidos coligados eles tem essas mais sinceras aproximações. É só o PT? Não, mas para minha análise foi considerado o PT 33 anos de vida e 10 anos de governo.
    Na realidade o cavalo de troia é o próprio PT atuando livremente, usando seus tentáculos no seio de nossa pátria. Ora! vejamos o mensalão petista… o que significou? Significou uma verdadeira usurpação petistas, não é verdade? Até o ex presidente Lula, na época como presidente da república, veio em radio e TV pedir desculpas e pasmem, disse que tinha sido traído pelo seu próprio partido… mas ora! o PT é Lula e Lula é o PT… quer dizer que a traição foi de Lula e de seu PT, uma traição nunca antes vista na história desse nosso Brasil… principalmente por se tratar do mais popular, amado, querido, idolatrado Lula.
    É muito fácil escrever algumas linhas distorcendo os fatos reais, é muito fácil escrever algumas linhas esquecendo de um todo… é muito fácil tendenciar situações pró proveitos eleitorais, é muito fácil escrever algumas linhas sem ter o compromisso com a verdade. Agora o que não vai ser fácil é conseguir enganar o Povo Brasileiro até a próxima eleição. O que não vai ser fácil é explicar a conjuntura econômica brasileira, explicar, por exemplo, o que significou de verdade o mensalão petista, não é verdade? E como os petistas lulistas ganharam a eleição passada? Apertadíssimo no segundo turno. A diferença foi menor que os votos nulos e e os em brancos, isso quer dizer que Dilma concretamente não obteve o voto da maioria do Povo Brasileiro. Acredito que nem Lula teve. Estou certo? Uma oposição não muito bem articulada, tudo bem, um candidato fraco, sem carisma… mas também quem sabe a oposição já desconfiava que os petistas lulistas por si sós, conseguiriam se implodir como fizeram no Recife. Não é o meu desejo, fiquem certos, meu desejo é pela renovação, se é que isso seja possível e que se queira também.