Artigo: Mais do que a liberdade, amo a luta pela liberdade
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)
Terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2013, 15h30min horas. Pesquisando jornais e blogs de hoje não encontrei uma só linha sobre o atentado à liberdade de expressão contra a blogueira cubana Yoani Sánchez, por grupos industriados pelos partidos no poder, PT e PC do B.
Estadão, Folha de São Paulo e até a Tribuna de Imprensa, nada; o dito independente e bem informado Blog de Cláudio Humberto, zero.
Porque essa omissão se a mulher é notícia, pelo menos nos manuais clássicos do jornalismo? Por que jornais e jornalistas estão esmagados por uma marquise de silêncio do Edifício do Poder, que caiu sobre eles como aquela do hospital de Sobral que teve festa de inauguração com Ivete Sangalo…
Tenho dito e repetido pelo meu Blog e nos meteoros libertários do Twitter que não tenho uma opinião formada sobre a ativista cubana. Não sou contra nem a favor das suas posições políticas, mesmo reconhecendo que algumas coincidem com as minhas, como a luta contra a ditadura do seu país.
Entretanto, vejo que é impossível esconder o sol com uma peneira; a imprensa não pode desconhecer a personalidade Yoani Sánchez, por sua atuação na Internet irmanada a centenas de milhares de pessoas, que divulgam as suas opiniões, felizmente – até agora – com liberdade.
Yoani mantém um Blog há muitos anos como dissidente do regime cubano, combatendo a ditadura dos Castro. Depois de 20 tentativas fracassadas junto ao governo para obter um visto de saída, só agora foi liberada e decidiu que a primeira parada do sonho real de liberdade seria o Brasil.
Esta visita é a primeira de uma série programada para ir a vários países, entre eles a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México, Peru e a República Tcheca. E deveria honrar os atuais detentores do poder, que se auto-intitulam heróis da resistência à ditadura militar.
Mas não foi bem assim. Antes dela, chegou um dossiê do governo de Cuba, distribuído em reunião na embaixada do país aos representantes do PT e do PC do B, contando-se entre eles funcionários do governo. Este fato, veio ao conhecimento público através da revista Veja, reportando o esquema policialesco montado contra a visitante, pelos governos cubano e brasileiro.
Não foi só uma alopração lulo-petista como tantas outras. Mobilizou mercenários (como aqueles que agitam bandeiras nas campanhas eleitorais) para provocar Yoani Sanchéz, que encontrou 20 desses zumbis ao desembarcar no aeroporto internacional de Recife, na madrugada da segunda-feira.
Também no Aeroporto estavam o cineasta e jornalista Dado Galvão, diretor do documentário “Conexão Cuba Honduras”, no qual é entrevistada, e mais uma comitiva e correspondentes e admiradores que a acolheram com a ternura própria dos brasileiros e dos recifenses em particular.
Yoani não se sentiu constrangida com a manifestação orquestrada pela embaixada cubana e seus prosélitos. Aliás, deu uma simbólica bofetada nos presentes e seus patronos, dizendo que gostaria muito que em seu país as pessoas pudessem fazer o mesmo. “Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade”.
Ela talvez não tenha notado que aqui também há repressão ao livre pensamento, não com censura à imprensa ou prisões para os opositores do PT-governo; e sim com a compra da mídia com bilionária publicidade e cooptação de profissionais da comunicação com patrocínios e ‘bolsas’ de vários tipos.
Como é inteligente, perceberá o jogo de cena que vivemos, envolvidos numa gigantesca cápsula de mentiras dos governantes e da pressão de seus cúmplices e parceiros. É por isso que adotei como divisa “Mais do que a liberdade, amo a luta pela liberdade” do meu xará Henrique Ibsen, poeta e teatrólogo norueguês, o maior do seu povo e um dos primeiros na sua época, assumindo um forte desprezo pelos preconceitos, a hipocrisia, e a corrupção das classes dominantes…
Assim como você, não tenho nada contra nem a favor de Yoani. Se ele é agente da CIA ou não, se é agente dos Castro disfarçada e por aí vai. Fato é que representa um baluarte contra a falta absoluta e inequívoca de liberdade reinante em Cuba há mais de 50 anos. Se a corja é contra, eu sou a favor. Depois faço meu juízo sobre ela, à medida que o tempo passar. Igualzinho àquela uma das FARCs
A única coisa que extraio do incidente é que GARANTIAS CONSTITUCIONAIS foram seriamente ofendidas e sem que MPF e EXECUTIVO apurassem e ou repudiassem o fato. Isso para mim é MAIS SÉRIO do que a repercussão ou o lado ofendido. Ofendida foi a DEMOCRCIA e a CF. Deixamos que eles “pusessem a cabecinha”… mais uma vez….
Os protestos brasileiros não têm correlação com Yoani, mas sim, com a fidelidade ideológica patológica” com Castro – são coisas obsoletas, típicas dos anos 60.
Eu também não faço juízo de valor pelo que as pessoas defendem, desde que haja o devido respeito à liberdade de outros pensarem diferente. Seja qual for a verdade sobre a blogueira, sua coragem é o que a torna especial.
Também não tenho opinião segura sobre Yoani, mas se os petebas são contra, eu sou a favor. O ranço esquerdista os condenam.
A violência e o ódio dos militantes petistas e seu senador PTralha Suplicy comprova que repressão à liberdade de opinião no Brasil lulopetista já superou a repressão do regime cubano. CU-ba é aqui, no reino de Lulla#erda e sua corja.
Só interessa à CANALHADA DO PT (e asseclas que apoiam este partido e ao ladrão-mor Lula) a objeção à liberdade de imprensa,à manutenção dessa ditadura de esquerda travestida de democracia “relativa” e a vontade de transformar o Brasil numa Cuba!