Análise: consumidor desconfiado não vai às compras
Hoje ainda é terça-feira e os índices da economia americana que já foram divulgados, de uma série de outros que sairão até sexta, mostram bem o tamanho da crise por lá. A confiança do consumidor despencou 20% em um ano; o índice de despejos cresceu 51% em 2007, o número de pessoas que moram em casa própria caiu 1,1 ponto percentual, para 67,85%, e o preço dos imóveis despencou 8,4%. Nisto tudo, só saiu um solitário número bom, meio descolado do resto, que foi o crescimento de 5,2% dos pedidos bens de capital.
As pesquisas mostram o seguinte: o americano está sentindo a falta do dinheiro, perdendo sua casa, e ficando mais cabreiro. Consumidor desconfiado é consumidor que não vai às compras. Adia, espera o dia melhor. Quem perde a casa, se sente sem chão. Compra o mínimo. Tem perda de status. Queda nas construções significa menos emprego. Enfim, tudo empurrando para baixo o nível do consumo americano. E o consumo das famílias nos Estados Unidos representa 70% do PIB.
Amanhã teremos a divulgação de mais dois índices importantes: uma prévia do PIB do quarto trimestre de 2007 – que vai mostrar se a economia está realmente em recessão ou não – , e os gastos de consumo pessoal de dezembro – que é a medida preferida do Fed para analisar o comportamento dos preços no varejo dos Estados Unidos.
Fonte: Míriam Leitão
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