A Sagração da Primavera – Igor Stravinski
[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=SgHMpYsv0_0]
Philarmônica de Los Angeles, regida por Esa-Pekka-Salonen –2003
A Sagração da Primavera é um balé em dois atos composto por Igor Stravinsky em 1913 e é considerada a obra que marca o início do modernismo na história da música. Composta sob encomenda para os Balés Russos de Diaghilev, a obra teve sua Premiére no dia 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris. Com sua exótica abordagem rítmica, desafiando bom número de regras e contestando tudo que se conhecia até então a obra causou um escândalo memorável na capital francesa. A Sagração conta a história da imolação de uma jovem que deve ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo.
Esa-Pekka Salonen é maestro e compositor finlandês, (ja foi maestro da Filarmônica de Los Angeles e da Filarmônica de Londres). estudou corne e composição na academia Sibelius, assim como regência. Sua primeira experiência com regência veio em 1979 com a Finnish Radio Symphony Orchestra, apesar de ele se considerar principalmente um compositor.
Em 1983, contudo, ele apresentou-se com a Filarmônica de Londres, a Sinfonia n° 3 de Gustav Mahler, o que deslanchou sua carreira como maestro. Ele se tornou então maestro convidado entre 1985 a 1994. Em novembro de 2006, Salonen foi anunciado como o novo maestro principal da Filarmônica de Londres em 2008.
Salonen foi maestro principal da Swedish Radio Symphony Orchestra de 1984 – 1995, e é mundialmente reconhecido por sua dedicação em performance e gravação de músicas contemporâneas. Ele ganhou o “Gramophone Award” por sua gravação da Sinfonia n/ 3 de Witold Lutoslawski.
Comentários Recentes