A indecorosa aliança PT/Renan desdoura o Senado Federal

Comentários desativados em A indecorosa aliança PT/Renan desdoura o Senado Federal
Compartilhar

Convergem os interesses do bamboleante Presidente do Senado e o Palácio do Planalto. Renan controla a maioria peemedebista na Casa e o Planalto conta com a disciplina férrea da bancada petista. Ambos jogam com o costume de dar à maior bancada a indicação dos cargos de direção cabendo, portanto, ao PMDB indicar o novo presidente do Conselho de Ética; mas esta indecorosa aliança que desdoura o Senado Federal é enfrentada pelos tucanos, resolvidos a abanar as asas pleiteando o cargo para seu líder, Arthur Virgílio.

Por outro lado, aproveitando a oportunidade aberta por Sibá Machado, que convocara uma reunião para o final da sessão plenária de hoje antes de renunciar, os democratas se movimentaram para manter o encontro através do vice-presidente Adelmir Santana. Na sessão, o DEM espera estabelecer os pressupostos para a escolha do futuro presidente que tem a prerrogativa de indicar o terceiro relator para o processo. A oposição está mobilizada para evitar que esse relator insista em levar a voto o Relatório Cafeteira, faccioso e parcial.

Como para desestabilizar Sibá Machado os peemedebistas se recusaram a assumir a relatoria, a oposição pretende que o novo presidente ponha em votação um dos três votos em separado apresentados por Demóstenes Torres, Jefferson Peres e Marconi Perilo, porque o vitorioso seria pela força do Regimento, o relator. Dos três, segundo correspondentes que acompanham a vida do Senado, Perilo é o que mais amplia entre os governistas e não sofre a aversão dos defensores de Renan.

Os comentários estão fechados.